Eleições 2020: em entrevista, pré-candidatos a prefeito falam sobre qualidade de vida e bem-estar social da população
A oitava rodada de perguntas aos pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis na série Eleições 2020, uma iniciativa da Tribuna de Petrópolis e da Rádio Tribuna FM, tem como temas qualidade de vida e bem-estar social. Entre as perguntas estão questões relacionadas à política habitacional no município, além das famílias em situação de vulnerabilidade e/ou de extrema pobreza.
Nesta semana, com o anúncio de Marcus Curvelo, que retirou seu nome da lista de pré-candidatos a prefeito, a Tribuna publica as entrevistas com 13 pré-candidatos. Como nas semanas anteriores, todos responderam às mesmas perguntas sobre os temas. A Tribuna limitou o número de linhas e o tempo de gravação de cada um, de maneira que o espaço oferecido seja o mesmo para todos.
Desde a primeira semana, a Tribuna já mostrou o que eles falaram sobre emprego e renda, administração pública e servidor, mobilidade urbana, saúde, juventude, planejamento e desenvolvimento da cidade e cultura e turismo. Basta clicar sobre o tema de seu interesse para ler as entrevistas.
Nesta semana, foram feitas quatro perguntas, que serão listadas a seguir:
Pergunta 1 – Qualidade de vida e bem-estar social são considerados fundamentais por gestores de países com progresso avançado. Eles consideram que segurança, trânsito humanizado, soluções sustentáveis e acesso à tecnologia são itens essenciais para o bem estar social. Quais são seus projetos para Petrópolis em qualidade de vida?
Pergunta 2 – Maior PIB da região serrana e oitava economia do estado, Petrópolis tem 10 mil pessoas em situação de extrema pobreza segundo o IBGE. Em mais de 3 mil domicílios, os moradores não dispõem de renda ou então recebem apenas benefícios do governo. Pelo menos 8 mil pessoas sobrevivem com renda de R$ 250 por mês. Como a sua gestão vai tirar as pessoas desta situação?
Pergunta 3 – Não se pode falar em qualidade de vida e bem-estar social quando há famílias em áreas de risco e Petrópolis é destaque no país com 234 locais propensos a desastres em função das chuvas. São 72 mil pessoas, cerca de 25% da população, vivendo em áreas de risco. Qual será a política habitacional da sua gestão?
Pergunta 4 – A população de rua em Petrópolis é de cerca de 140 pessoas. Os moradores de rua não estão apenas no Centro histórico, mas também nos bairros. Acolhimento, alimentação e até mesmo atendimento em saúde são oferecidos a essa população. No entanto, a maioria faz uso de drogas, apresenta deficiência mental ou tem falta de capacidade para o trabalho. Qual a sua proposta para reinseri-los na sociedade?
Confira aqui as entrevistas com cada um dos pré-candidatos. Basta clicar sobre o nome de cada um deles para saber o que eles dizem sobre o tema:
Clique abaixo e ouça todas as entrevistas em podcast: