Na série Eleições 2020, pré-candidatos a prefeito falam sobre saúde pública
A quarta rodada de perguntas aos pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis na série Eleições 2020, uma iniciativa da Tribuna de Petrópolis e da Rádio Tribuna FM, tem como tema saúde pública. Como nas semanas anteriores, todos os 14 pré-candidatos foram ouvidos e responderam sobre os desafios e projetos nesta área para resolver os gargalos que existem e avançar, garantindo um melhor atendimento à população.
Desde a primeira semana, a Tribuna já mostrou o que eles falaram sobre emprego e renda, administração pública e servidor e mobilidade urbana.
Todos os pré-candidatos responderam as mesmas perguntas sobre o tema. A Tribuna limitou o número de linhas e o tempo de gravação de cada um, de maneira que o espaço oferecido seja o mesmo para todos.
Foram feitas quatro perguntas, que serão listadas a seguir:
Pergunta 1 – Hoje, 77% da população de Petrópolis é atendida pelo SUS na Atenção Básica de Saúde. O orçamento da Saúde, somados repasses estaduais e federais é de R$ 345 milhões. As construções de novas unidades de saúde como a da Posse e a de Araras levaram seis anos para serem concluídas, ou seja, atravessaram duas gestões. Como o seu governo vai fazer para acelerar a instalação dos postos de saúde?
Pergunta 2 – Do ponto de vista da gestão ainda não foram implantadas, na totalidade, ações como o prontuário eletrônico em todas as unidades e a biometria para controlar a freqüência dos médicos e servidores. A falta de informatização na Saúde é um dos entraves para melhorar o sistema na cidade. Como a sua gestão vai tratar esta deficiência?
Pergunta 3 – Pacientes reclamam de demora na marcação de exames e consultas, em especial os pré-operatórios, e também demora na marcação das cirurgias. Há pessoas que já refizeram exames várias vezes porque as cirurgias são sempre adiadas. A pandemia do coronavírus fez a fila pelas cirurgias crescer. Como sua gestão vai colocar um fim às filas para cirurgias?
Pergunta 4 – Petrópolis vive hoje duas realidades: moradores que entram na justiça para garantir vagas, remédios e cirurgias. Por outro lado, assistem os moradores de outros municípios serem atendidos nas emergências da cidade. E Petrópolis não recebe indenização das cidades de origem dessas pessoas pelo atendimento que foi prestado aqui. Como sua gestão vai resolver os dois problemas?
Confira aqui as entrevistas com cada um dos 14 pré-candidatos. Basta clicar sobre o nome de cada um deles para saber o que eles dizem sobre o tema:
Clique abaixo e ouça todas as entrevistas em podcast: