Pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis falam sobre desafios e propostas na área de mobilidade urbana
A terceira rodada de perguntas aos pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis na série Eleições 2020 tem como tema mobilidade urbana. As entrevistas são resultado de uma parceria entre a Tribuna de Petrópolis e a Rádio Tribuna FM. Todos os 14 pré-candidatos foram ouvidos e responderam sobre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos, lembrando a existência do Plano de Mobilidade Urbana. Levando em conta os problemas no trânsito da cidade, eles falaram sobre estacionamento rotativo, uso de bicicletas, transporte público e manutenção das vias. Afinal quais as suas propostas para trabalhar nesta área?
Todos os pré-candidatos responderam as mesmas perguntas sobre o tema. A Tribuna limitou o número de linhas e o tempo de gravação de cada um, de maneira que o espaço oferecido seja o mesmo para todos. Foram feitas quatro perguntas, que serão listadas a seguir:
1 – As últimas obras estruturais, que interferiram diretamente na mobilidade urbana foram a duplicação da Barão do Rio Branco e da Rua Bingen, na década de 70. Desde então, Petrópolis não teve avanço na sua estrutura viária. Como sua gestão vai tratar a mobilidade urbana?
2 – Petrópolis tem hoje um Plano de Mobilidade Urbana, o primeiro da cidade e que dá as diretrizes para o setor até 2029. Qual será sua prioridade na execução do plano de mobilidade? A ausência de melhorias na BR-040, principalmente, a falta nova pista, pode interferir na execução do plano de mobilidade? Como será tratada a questão do estacionamento rotativo e ciclovias?
3 – As empresas ônibus da cidade reclamam de queda de passageiros, que seria um dos motivos para o preço atual da tarifa. Por outro lado os usuários reclamam de ônibus cheios, filas e poucos horários. Existe a concorrência do transporte por aplicativo e o fato dos moradores estarem usando mais carros e motos, o que aumenta os gargalos no trânsito. Como equilibrar este cenário e melhorar o trânsito na cidade?
4 – A mobilidade urbana requer a conservação e modernização das vias da cidade. Nos distritos, há duas situações: escoamento de produção rural em ruas ainda de terra batida e engarrafamentos nas áreas urbanas por conta dos veranistas e turistas. Em toda a cidade, de uma forma geral, há cobranças por pavimentação. Como investir em pavimentação e, principalmente, fazer a manutenção das vias com os recursos de orçamento da prefeitura?
Confira aqui as entrevistas com cada um dos 14 pré-candidatos. Basta clicar sobre o nome de cada um deles para saber o que eles dizem sobre o tema:
Se preferir, clique aqui e ouça todas as entrevistas em podcast: