• Pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis falam sobre desafios e propostas na área de mobilidade urbana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2020 11:16

    A terceira rodada de perguntas aos pré-candidatos à Prefeitura de Petrópolis na série Eleições 2020 tem como tema mobilidade urbana. As entrevistas são resultado de uma parceria entre a Tribuna de Petrópolis e a Rádio Tribuna FM. Todos os 14 pré-candidatos foram ouvidos e responderam sobre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos, lembrando a existência do Plano de Mobilidade Urbana. Levando em conta os problemas no trânsito da cidade, eles falaram sobre estacionamento rotativo, uso de bicicletas, transporte público e manutenção das vias. Afinal quais as suas propostas para trabalhar nesta área?

    Todos os pré-candidatos responderam as mesmas perguntas sobre o tema. A Tribuna limitou o número de linhas e o tempo de gravação de cada um, de maneira que o espaço oferecido seja o mesmo para todos. Foram feitas quatro perguntas, que serão listadas a seguir: 

     1 – As últimas obras estruturais, que interferiram diretamente na mobilidade urbana foram a duplicação da Barão do Rio Branco e da Rua Bingen, na década de 70. Desde então, Petrópolis não teve avanço na sua estrutura viária.  Como sua gestão vai tratar a mobilidade urbana?

     2 – Petrópolis tem hoje um Plano de Mobilidade Urbana, o primeiro da cidade e que dá as diretrizes para o setor até 2029.  Qual será sua prioridade na execução do plano de mobilidade? A ausência de melhorias na BR-040, principalmente, a falta nova pista, pode interferir na execução do plano de mobilidade? Como será tratada a questão do estacionamento rotativo e ciclovias?

    3 – As empresas ônibus da cidade reclamam de queda de passageiros, que seria um dos motivos para o preço atual da tarifa. Por outro lado os usuários reclamam de ônibus cheios, filas e poucos  horários. Existe a concorrência do transporte por aplicativo e o fato dos moradores estarem  usando mais carros e motos, o que aumenta os gargalos no trânsito. Como equilibrar este cenário e melhorar o trânsito na cidade?

    4 – A mobilidade urbana requer a conservação e modernização das vias da cidade. Nos distritos, há duas situações:  escoamento de produção rural em ruas  ainda de terra batida e engarrafamentos nas áreas urbanas por conta dos veranistas e turistas.  Em toda a cidade, de uma forma geral, há cobranças por pavimentação. Como investir em pavimentação e, principalmente, fazer a manutenção das vias com os recursos de orçamento da prefeitura?

    Confira aqui as entrevistas com cada um dos 14 pré-candidatos. Basta clicar sobre o nome de cada um deles para saber o que eles dizem sobre o tema:

    Yuri Moura

    Marcus Curvelo

    Coronel Vieira Neto

    Alexandre Gurgel 

    Marcos Novaes

    Elias Montes 

    Leandro Azevedo

    Eduardo Silvério

    Paulo Mustrangi

    Matheus Quintal

    Lívia Miranda

    Ramon Mello

    Bernardo Rossi

    Jamil Sabrá

    Se preferir, clique aqui e ouça todas as entrevistas em podcast:

    Últimas