• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Ramon Mello sobre mobilidade urbana

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  • 09/08/2020 08:00

    O petropolitano Ramon Mello é pré-candidato pelo Avante. É advogado, casado com Teresinha e pai do Pedro. Além do Direito, Ramon é professor formado pelo Colégio Estadual Rui Barbosa. Trabalhou no comércio e na indústria de Petrópolis, além de ter sido servidor público municipal. Hoje advoga e é assessor jurídico do deputado Luiz Paulo. Ramon elaborou o pedido de impeachment do governador Witzel, apresentado pelo deputado Luiz Paulo na Alerj. Ramon que propôs o projeto que virou lei acabando com a indústria da multa, depósitos e reboques no Estado.

    As últimas obras estruturais, que interferiram diretamente na mobilidade urbana foram a duplicação da Barão do Rio Branco e da Rua Bingen, na década de 70. Desde então, Petrópolis não teve avanço na sua estrutura viária.  Como sua gestão vai tratar a mobilidade urbana?

    Exploraremos as vias alternativas da cidade que não são sequer conservadas. Articularemos para buscar investimentos nos grandes projetos de mobilidade. Colocaremos ordem no trânsito, primeiro, orientando os motoristas que param de forma irregular provocando os gargalos no trânsito. Depois, com medidas repressivas. O transporte público tem que ser prioridade, mas as empresas de ônibus terão que andar na linha. O problema é o faz de conta, a empresas fazem de conta que prestam um serviço de qualidade e o governo finge que fiscaliza.    

    Petrópolis tem hoje um Plano de Mobilidade Urbana, o primeiro da cidade e que dá as diretrizes para o setor até 2029.  Qual será sua prioridade na execução do plano de mobilidade? A ausência de melhorias na BR-040, principalmente, a falta nova pista, pode interferir na execução do plano de mobilidade? Como será tratada a questão do estacionamento rotativo e ciclovias?

    O plano é extremamente artificial. Falam até no retorno de transbordos de ônibus. Serei um prefeito firme e responsável na fiscalização das empresas de ônibus. Não aceitarei os supostos conchavos entre empresários de ônibus e governo. Meu compromisso será com o cidadão que precisa ter dignidade e não ficar 3h dentro de um ônibus por dia. Vamos acompanhar a nova concessão da BR040 e iremos cobrar, pois não teremos rabo preso com grupos políticos. Vamos acabar com a indústria da multa nos rotativos.    

    As empresas ônibus da cidade reclamam de queda de passageiros, que seria um dos motivos para o preço atual da tarifa. Por outro lado os usuários reclamam de ônibus cheios, filas e poucos  horários. Existe a concorrência do transporte por aplicativo e o fato dos moradores estarem  usando mais carros e motos, o que aumenta os gargalos no trânsito. Como equilibrar este cenário e melhorar o trânsito na cidade?

     A primeira mudança será no comportamento do prefeito. Serei um administrador com autoridade moral e política. Estou pronto para enfrentar esse desafio. Sem conchavos, vamos expor a real situação dos ônibus em Petrópolis. Só iremos melhorar a mobilidade se tivermos um transporte coletivo decente. Respeitaremos o que estiver dentro da legalidade. O que for ilegal vamos repreender reunindo as forças de segurança e aplicando a lei. Vamos dialogar para que os carros parados nas vias dos bairros não estejam em horários de pico.   

    A mobilidade urbana requer a conservação e modernização das vias da cidade. Nos distritos, há duas situações:  escoamento de produção rural em ruas  ainda de terra batida e engarrafamentos nas áreas urbanas por conta dos veranistas e turistas.  Em toda a cidade, de uma forma geral, há cobranças por pavimentação. Como investir em pavimentação e, principalmente, fazer a manutenção das vias com os recursos de orçamento da prefeitura?

     A administração teve que ser “implorada” recentemente para aproveitar um convênio com o DER/RJ para trazer asfalto. Serei verdadeiramente um defensor dos interesses de Petrópolis. Observaremos a possibilidade de retomarmos a usina de asfalto. Posso afirmar que os contratos com os prestadores nessa área serão otimizados, “prefeito decente, serviço sério”. As estradas vicinais serão cuidadas, pois sei da importância do setor da agricultura conjugado com o turismo rural e ecológico. Sou filho de produtor rural e conheço a realidade.   

    Ouça a entrevista completa em podcast:

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