• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Bernardo Rossi sobre mobilidade urbana

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  • 09/08/2020 08:00

    Bernardo Rossi, petropolitano, é o atual prefeito. É pré-candidato pelo PL. Tem 40 anos, casado e pai de dois filhos. Formado Direito pela UCP, foi vereador por dois mandatos, 2004 e 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual e, em 2014, reeleito com 56.806 votos, o mais votado na história da cidade. Foi Secretário de Estado de Habitação e ocupou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, atuando como vice-corregedor. Apresentou mais de 250 projetos e indicações com foco no Desenvolvimento Econômico, Habitação e Programas Sociais.

    As últimas obras estruturais, que interferiram diretamente na mobilidade urbana foram a duplicação da Barão do Rio Branco e da Rua Bingen, na década de 70. Desde então, Petrópolis não teve avanço na sua estrutura viária.  Como sua gestão vai tratar a mobilidade urbana?

    O Plano de Mobilidade Urbana que define as diretrizes de políticas públicas para o setor, o primeiro do município, foi mais uma ação do nosso governo. Elaborado por servidores, técnicos e engenheiros da CPTRANS a custo zero, o documento contém mais de 180 projetos destinados aos cinco distritos. São diversos aspectos levados em consideração, como: a otimização do transporte público e o investimento em modais alternativos. Diversos pontos já estão em andamento, como a CicloRota e os corredores exclusivos para os ônibus.  

    Petrópolis tem hoje um Plano de Mobilidade Urbana, o primeiro da cidade e que dá as diretrizes para o setor até 2029.  Qual será sua prioridade na execução do plano de mobilidade? A ausência de melhorias na BR-040, principalmente, a falta nova pista, pode interferir na execução do plano de mobilidade? Como será tratada a questão do estacionamento rotativo e ciclovias?

    Venho lutando pela melhoria da BR-040, com diversas ações em Brasília, para que a União faça a licitação de uma nova empresa. Sobre o estacionamento rotativo, criamos a Área Branca, com 474 novas vagas com valor menor do que é cobrado na Azul, e sancionei a cobrança proporcional do rotativo. Já dentro do plano, o incentivo a modais alternativos, como a bicicleta, são fundamentais. Vamos implementar a CicloRota, que vai garantir o trajeto seguro dos ciclistas no Centro Histórico e futuramente será expandida para a Barão do Rio Branco. 

    As empresas ônibus da cidade reclamam de queda de passageiros, que seria um dos motivos para o preço atual da tarifa. Por outro lado, os usuários reclamam de ônibus cheios, filas e poucos horários. Existe a concorrência do transporte por aplicativo e o fato dos moradores estarem usando mais carros e motos, o que aumenta os gargalos no trânsito. Como equilibrar este cenário e melhorar o trânsito na cidade?

    O transporte público deve ser incentivado. O sistema deve apresentar velocidade e agilidade para que os usuários sejam bem atendidos e o valor da tarifa não sofra aumentos. Temos projetos de corredores exclusivos de ônibus, sendo o da Washington Luiz a ser implementado ainda este ano. A frota de transporte público da cidade ganhou mais de 80 novos ônibus.  Implantamos o “Ônibus Direto” que atua em horários de pico ligando o Bingen, Itaipava e Corrêas ao Centro, com uma economia de 15 minutos por viagem.

    A mobilidade urbana requer a conservação e modernização das vias da cidade. Nos distritos, há duas situações:  escoamento de produção rural em ruas ainda de terra batida e engarrafamentos nas áreas urbanas por conta dos veranistas e turistas.  Em toda a cidade, de uma forma geral, há cobranças por pavimentação. Como investir em pavimentação e, principalmente, fazer a manutenção das vias com os recursos de orçamento da prefeitura?

    Investimos em manutenção viária em mais de 457 ruas, de mais de 50 bairros. Com recursos próprios, asfaltamos mais de sete quilômetros de vias movimentadas, um investimento de quase R$ 5 milhões. No Brejal, estamos fazendo a recuperação completa de 14 estradas vicinais, totalizando mais de 110 km. Conseguimos a reforma da União e Indústria, um investimento de R$40 mi, que transformará a Barão do Rio Branco até Pedro do Rio. E também já conseguimos a reforma do trecho entre Pedro do Rio à Posse.

    Ouça a entrevista completa em podcast!

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