• Município anuncia fechamento do comércio não essencial até segunda-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2021 19:27
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O prefeito interino Hingo Hammes (DEM) publica, ainda hoje, decreto proibindo o comércio não essencial de funcionar entre amanhã (terça-feira, dia 30) e a próxima segunda (5/4). Veja, abaixo, como será o funcionamento da cidade.

    Comércio não essencial será fechado

    O governo interino anunciou a suspensão do comércio não essencial. Apenas supermercados, laticínio, açougue, peixaria, comércio de gêneros alimentícios e bebidas, hortifrutigranjeiro, quitanda, padaria, confeitaria, loja de conveniência, mercearia, mercado e armazém, entre outros, poderão funcionar.

    Nos pontos de venda de alimentos autorizados a abrir, no entanto, não poderá haver consumo no local.

    Também estão excluídas da proibição atividades consideradas essenciais.

    Bares e restaurantes: só delivery e take away

    Outra medida anunciada hoje foi a suspensão do atendimento presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e similares: apenas delivery e “take away” (quando se retira o produto na porta da loja) estão autorizados

    A medida foi anunciada durante reunião de Hammes com representantes da rede hospitalar pública e privada, além de dirigentes de entidades empresariais e comerciantes. Este é mais um esforço para tentar conter a transmissão do Coronavírus e a ocupação dos leitos nos hospitais.

    Ação acontece após recesso sanitário ter virado “CastroFolia”

    O novo esforço do governo provisório acontece após o recesso sanitário ter sido um fracasso em Petrópolis. O decreto municipal foi muito criticado nas redes sociais por não incluir medidas mais enérgicas, o objetivo de afastar as pessoas das ruas e evitar aglomerações não foi cumprido e, na prática, nada mudou nas ruas da cidade: praticamente todo o comércio do Centro e dos bairros permaneceu com as portas abertas; e as ruas, cheias.

    A Prefeitura montou quatro barreiras sanitárias fixas, nas principais entradas da cidade, barrando mais de 500 veículos; e outras volantes. Isso, no entanto, não evitou totalmente a vinda de turistas. Quem tinha agendado a compra nos polos de moda ou reservado vaga em hoteis ou pousadas pôde vir para a cidade. E também teve desrespeito à regra, justamente por parte de quem deveria ter dado o exemplo: o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que festejou seu aniversário em Itaipava.

    Conselho recomendou lockdown durante todo o recesso sanitário

    No último dia 24, o Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde) já havia recomendado, por 16 votos a 4, o lockdown na cidade, aproveitando o recesso sanitário anunciado por Cláudio Castro.

    O município, no entanto, ignorou a recomendação em um primeiro momento e preferiu manter as medidas que já estavam sendo adotadas – escalonamento do horário do comércio, bares abertos até 22h e toque de recolher entre 22h e 5h. A única alteração significativa foi o fechamento de parques e clubes, que estavam abertos.

    Últimas