• Teve CastroFolia em Itaipava: festa de aniversário do governador causa revolta nas redes sociais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/03/2021 14:15
    Por Mariana Durão, com colaboração de Wilson Tosta / Estadão

    Uma confraternização promovida pelo governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), neste domingo, 28, em Itaipava, Petrópolis, na Região Serrana, levantou suspeitas de aglomeração em meio à alta de casos da covid-19 no Estado. Às 22h, a assessoria do governo informou ao Estadão/Broadcast que o movimento de pessoas e veículos que fora relatado pelo jornal O Globo era uma pequena comemoração familiar.

    Leia também: 567 veículos de outros municípios foram barrados nas barreiras sanitárias

    Segundo o jornal carioca, havia doze carros estacionados na porta da casa onde ocorria a celebração, iniciada ao meio-dia. O governo afirmou por nota que Castro almoçou com parte de sua família. Estavam lá a mulher, os pais, irmãos e filhos do governador. O governador completa 42 anos nesta segunda-feira, 29.

    “Não houve aglomeração ou festa com convidados. Os carros vistos na entrada da casa eram de familiares e de sua escolta (de Castro). Só a sua segurança, garantida pelo cargo que ocupa, utiliza quatro veículos”, diz o texto encaminhado pela assessoria de imprensa do governo fluminense. A reportagem do Estadão/Broadcast pediu detalhes sobre o número de presentes no local ou imagens do encontro, mas não obteve retorno.

    Especialistas em saúde pública recomendam que, durante a pandemia – sobretudo agora, que a doença atinge um pico de casos e mortes no Brasil – sejam evitadas aglomerações. Mesmo reuniões menores, que juntem núcleos familiares diferentes, são desaconselhadas. O objetivo é reduzir a transmissão da covid-19, que levou os sistemas de saúde do País ao colapso. Com esse objetivo – por decretos de Castro e de prefeitos -, o Estado do Rio de Janeiro iniciou na sexta-feira, 26, uma pausa de dez dias. O feriadão vai até 4 de abril.

    Ao longo da última semana, Cláudio Castro protagonizou um embate com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), em relação às restrições a serem adotadas ao longo do feriado antecipado para conter a covid-19. Ao compartilhar no Twitter uma reportagem na qual Castro afirmava que municípios seriam proibidos de fechar bares e restaurantes durante o “superferiadão”, Paes foi irônico. Alegou que o governador não entendera o objetivo das medidas de isolamento. “CastroFolia! A micareta do governador! Definitivamente ele não entendeu nada do objetivo de certas medidas.”, escreveu o prefeito do Rio.

    Castro é próximo do presidente Jair Bolsonaro, que é opositor do fechamento da economia para combater a pandemia. Também é próximo do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ).

    Indignação

    O “CastroFolia” em Itaipava gerou revolta e indinação dos internautas – afinal, as medidas, já consideradas frouxas, foram tomadas com o objetivo de evitar aglomerações. Confira algumas mensagens publicadas no Twitter:

    Últimas