• Covid: 94 profissionais da Educação tomaram a primeira dose da vacina

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2021 09:59
    Por Janaina do Carmo

    Depois de quase seis meses de campanha contra a covid-19, os profissionais da Educação começaram a ser imunizados em Petrópolis. No primeiro dia da vacinação, 94 trabalhadores da Educação Infantil tanto da rede pública quanto particular se vacinaram. Até o momento 85.978 pessoas receberam a primeira dose. Destas, 36.892 completaram o ciclo de vacinação.

    Margarete Vieira, diretora do CEI Terra Santa foi uma das funcionárias da Educação Infantil vacinadas nesse primeiro dia. “Felicidade define o meu dia. Foi um momento muito aguardado. Estou com muitas saudades das crianças. O amor e a preocupação que tenho por elas é enorme e, ao receber a vacina, fico com a esperança de revê-las bem de pertinho”, contou, emocionada.

    A vacinação dos profissionais da Educação era uma reivindicação da categoria para retornar as salas de aula. O ensino híbrido – com conteúdos presencial e remoto – foi autorizado pela Prefeitura de Petrópolis no dia três de maio, mas somente escolas particulares aderiram ao sistema.

    O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio chegou a abrir as portas por alguns dias, mas devido à baixa adesão dos alunos, a Prefeitura resolveu suspender as aulas presenciais e permanecer apenas com o conteúdo remoto. Os colégios estaduais também não foram autorizados pelo governo do Estado a receberam os alunos de forma presencial, uma vez que Petrópolis permanece na bandeira vermelha do mapa de risco covid.

    Além de professores, funcionários de apoio, setores administrativos e das equipes gestoras que atuam nas instituições de ensino que atendem educação infantil podem fazer se vacinar. No caso da rede municipal, além do preenchimento de cadastro no site da Prefeitura, a Secretaria de Educação informou à Secretaria de Saúde os nomes dos profissionais que estão lotados nos CEIs, Escolas de Educação Infantil e Escolas regulares que atendem as turmas da educação infantil para facilitar na conferência de dados no momento da vacina.

    Com relação aos funcionários da rede particular, após o cadastro no site da Prefeitura, no dia da vacinação, o profissional deverá levar um documento da escola onde atua, assinado e carimbado pelo responsável da unidade escolar, em papel timbrado, com identificação oficial da escola, informando que, nos afazeres diários, o funcionário atua diretamente ou tem contato com as turmas que atendem à educação infantil.

    Veja quem pode fazer o cadastro e se vacinar contra a covid-19 neste momento

    • Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de zero a cinco anos) em centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil
    • Pessoas com comorbidades acima de 30 anos
    • Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
    • Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
    • Pessoas com autismo maiores de 18 anos
    • Pacientes renais crônicos com mais de 18 anos
    • Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos
    • Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 30 anos
    • Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)
    • Gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades (sendo que nestes casos não há necessidade de cadastramento)

    Últimas