• Estado libera ensino híbrido em 16 cidades, mas colégios de Petrópolis seguem com conteúdo remoto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2021 10:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O Governo do Estado anunciou a reabertura de 162 escolas em 16 cidades que terão, a partir dessa semana, ensino híbrido (com aulas presenciais e online). Estão autorizadas a abrirem as unidades localizadas em Niterói, Araruama, Areal, Barra Mansa, Cabo Frio, Itaboraí, Macaé, Mendes, Paracambi, Paraíba do Sul, Porto Real, Quissamã, Resende, Tanguá, Três Rios e Volta Redonda. Em Petrópolis, os colégios estaduais continuam fechados e oferecendo apenas conteúdo remoto.

    A cidade continua na bandeira vermelha no mapa de risco da covid-19 divulgada pelo Estado, o que impossibilita a reabertura dessas escolas. O ensino híbrido foi autorizado pela Prefeitura no dia três de maio, mas apenas as unidades da rede particular estão funcionando neste esquema. Dos colégios do município, o Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio chegou a ter as aulas presenciais autorizadas, mas devido a baixa adesão dos alunos elas foram suspensas e voltaram a ser apenas de forma remota.

    De acordo com o governo do Estado, as escolas autorizadas a reabrirem poderão oferecer atividades pedagógicas presenciais, conforme prevê a Resolução nº 5.930, publicada no dia 23 de abril, que estabeleceu protocolos e orientações complementares para o atendimento nas unidades escolares públicas e privadas do sistema estadual de ensino.

    As escolas deverão realizar as adequações necessárias ao seu plano de ação em vigor, de acordo com o planejamento alternativo previamente elaborado pelo estabelecimento de ensino. Caberá às direções a organização das atividades presenciais, observando a sua realidade, considerando o projeto pedagógico da unidade escolar, os docentes disponíveis, o distanciamento social e os protocolos sanitários.

    Ainda de acordo com o governo do Estado, as unidades das demais 76 cidades que permanecerão com ensino exclusivamente remoto funcionarão apenas para atividades administrativas, como a retirada de material pedagógico e do kit alimentação, além de entrega de documentos e matrícula de alunos.

    Últimas