• Mapa de Risco de Covid-19: Petrópolis continua na bandeira vermelha pela oitava semana seguida

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/05/2021 11:53
    Por Luana Motta

    Desde o início de abril, Petrópolis se mantém na bandeira vermelha, com risco alto para covid-19. De acordo com os dados do Mapa de Risco da Secretaria de Estado de Saúde, a cidade continua com a taxa de ocupação de UTI alta. Nesta sexta-feira (28), os 87 leitos regulados pelo Estado estavam com 94% de ocupação. Dados do Painel Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde, confirma a matriz de risco como muito alta. Há 1.159 casos confirmados ativos sendo monitorados pela Saúde no município.

    Embora a taxa de ocupação dos leitos tenha reduzido nas últimas semanas, gerando uma sensação de estabilidade, o vírus continua em circulação. Entre março e maio foram confirmados 13.899 casos. Neste trimestre foram confirmados 594 óbitos, número maior do que em todo o ano de 2020, quando foram 407 registros. Os dados foram extraídos do Painel Covid-19 do município.

    De acordo com os dados do Estado, o município se mantém na bandeira vermelha desde a 24º edição do Mapa de Risco. A taxa de ocupação dos leitos de UTI regulados pelo estado tem se mantido na média de 90% há semanas. Hoje, segundo dados da Saúde do município, Petrópolis disponibiliza de 123 leitos de UTI covid-19, sendo 87 deles regulados pelo Estado. Os leitos não regulados são chamados pelo município como leitos de retaguarda.

    Estado do Rio de Janeiro está na bandeira laranja – risco moderado

    De acordo com o Mapa de Risco, o Estado do Rio está na bandeira laranja. Foram classificados em risco alto (vermelho) 49 municípios e 38 em risco moderado e 3 em risco baixo. Apenas os municípios de Queimados e Miracema foram classificados a bandeira vermelha. A análise feita pelo Estado compara as semanas epidemiológicas 19 (09 a 15 de maio) com a 17 (25 de abril com 01 de maio) de 2021.

    Segundo a SES, o Estado apresentou uma redução de 25% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 25% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (28), são 85% para leitos de UTI e 58% para leitos de enfermaria.

    Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. 

    Últimas