• Na série Eleições 2020, 11 dos 13 candidatos que disputarão o cargo de prefeito falam sobre Educação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2020 19:05

    A Tribuna de Petrópolis e a Rádio Tribuna FM chegam neste domingo à penúltima rodada de perguntas na série de entrevistas com candidatos ao cargo de prefeito de Petrópolis nas eleições 2020. Desta vez o tema é Educação. 

    Com as mudanças no cenário eleitoral – Paulo Mustrangi, Marcus Curvelo e Yuri Moura desistiram da candidatura a prefeito – teremos, desta vez, 11 entrevistados. Rubens Bomtempo (PSB) e José Luís (PSOL) não foram incluídos nesta série de perguntas porque tiveram os nomes confirmados como candidatos após as entrevistas sobre o tema começarem a ir ao ar.

    Como nas semanas anteriores, todos os agora candidatos responderam às mesmas perguntas sobre os temas. A Tribuna limitou o número de linhas e o tempo de gravação de cada um, de maneira que o espaço oferecido seja o mesmo para todos.

    Desde a primeira semana, a Tribuna já mostrou o que eles falaram sobre emprego e rendaadministração pública e servidormobilidade urbanasaúde, juventude, planejamento e desenvolvimento da cidade, cultura e turismo e qualidade de vida e bem-estar social. Basta clicar sobre o tema de seu interesse para ler as entrevistas.

    Nesta semana, foram feitas quatro perguntas, que serão listadas a seguir: 

    Pergunta 1 – Países de primeiro mundo se preocupam, além de que oferecer Educação, formar cidadãos.  Hoje, no dia a dia, pequenos atos de desonestidade, como não revelar um troco errado, furar uma fila, levar uma vantagem, são comuns.  Isso reflete no ambiente de corrupção que se instituiu no país. Como a educação em Petrópolis pode formar melhores cidadãos para que isso reflita na escolha de seus gestores e na vida em comum?

    Pergunta 2 – Sem professores qualificados não há uma boa educação.  Japão, Coreia e Finlândia são exemplos de valorização dos professores. Nestes países, eles não recebem menos que R$ 12 mil reais por mês.  E a maioria dos recursos do Fundeb, em Petrópolis, é usada para pagar professores. Mesmo assim, a classe reclama de remuneração, condições de trabalho e falta de aperfeiçoamento profissional. Como a sua gestão vai avançar na Educação?

    Pergunta 3 – O ensino profissionalizante tem sido uma grande alternativa para formar os jovens em educação e, ao mesmo tempo, inseri-los no mercado de trabalho. Mas, o ensino profissionalizante oferecido hoje na cidade foca pouco nas nossas vocações, como a tecnologia e o turismo.  Se estes são setores promissores na cidade, como formar o jovem para trabalhar no polo tecnológico e na rede de turismo da cidade?

    Pergunta 4 – Depois de seis décadas de tragédias só agora Petrópolis incluiu em sua grade curricular a prevenção a desastres com ensino de Defesa Civil nas escolas.  O que mais precisa  ser incluído na educação de Petrópolis para a formação do aluno como cidadão responsável e consciente?

    Confira aqui as entrevistas com cada um dos candidatos. Basta clicar sobre o nome de cada um deles para saber o que eles dizem sobre o tema:

    Eduardo Silvério

    Matheus Quintal

    Lívia Miranda

    Ramon Mello

    Bernardo Rossi

    Jamil Sabrá

    Coronel Vieira Neto

    Alexandre Gurgel 

    Marcos Novaes

    Elias Montes 

    Leandro Azevedo

    Se preferir, ouça todas as entrevistas em podcast: 

    Últimas