• Candidatos apresentam propostas para retomar protagonismo de Petrópolis em relação a eventos

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  • 23/set 08:15
    Por Wellington Daniel | Foto: Arquivo/Renato Mangolin

    Os candidatos a Prefeitura de Petrópolis comentam hoje (23) sobre as propostas para retomar o protagonismo da cidade em relação aos eventos. Este é mais um tema da série de entrevistas da Tribuna. Atualmente, as festas culturais, como Bauernfest e Natal Imperial, movimentam toda a economia da cidade, aquecendo a rede hoteleira e também o comércio.

    Em fevereiro, entidades representativas de segmentos do turismo, comércio e eventos se reuniram e pediram a criação de uma comissão permanente de instituições empresariais para análise e acompanhamento dos maiores eventos da cidade. A meta do grupo é que as atrações sejam realizadas obedecendo um cronograma e que a programação seja divulgada com antecedência.

    No ano anterior, as festas passaram por uma crise, com diversas licitações feitas bem próximas ao início dos eventos e, em um dos casos, até mesmo com a programação já em vigor. O Natal Imperial, por exemplo, terminou antes do previsto e a Prefeitura precisou diminuir o valor das barracas, como forma de ressarcir os comerciantes.

    As entidades empresariais destacaram como parâmetro os números de antes da pandemia, quando, em 2019, a Bauernfest teve um público de 450 mil pessoas e R$ 55 milhões na economia. Já o Natal, atraiu 500 mil pessoas, o que representou um movimento de R$ 300 milhões.

    “É um patamar que não podemos retroceder e, sim, seguir adiante cada vez mais profissional. O contrário abre espaço para a concorrência de cidades vizinhas e perdas para a nossa economia”, apontou o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

    Os setores consideram que a Bauernfest “se vende sozinha”, por estar consolidada há três décadas e ser uma festa genuína de Petrópolis, mas também pode ser mais intensa. Já o Natal, esbarra na concorrência de outras cidades, em especial, Maricá, Saquarema, Miguel Pereira e Nova Friburgo.

    A cidade vizinha, por exemplo, já planeja o seu “Natal Inesquecível” de 2024 para o dia 25 de outubro – data de seu aniversário. A festa miguelense deve ter decorações especiais nos principais pontos turísticos, além de promover a Parada de Natal, apresentações teatrais, shows e encontros com o Papai Noel.

    Os comentários de hoje integram o décimo tema da rodada de entrevistas com os cinco candidatos a prefeito. Nesta semana, os prefeitáveis também responderão sobre transporte alternativo, geração de empregos e meio ambiente, encerrando a série.

    Como explicado às assessorias dos candidatos, a primeira resposta, hoje, será do candidato do Republicanos, Eduardo do Blog (Republicanos) e a última, de Doutor Santoro (Novo). Os demais seguem a ordem alfabética. As respostas foram encaminhadas por escrito pelos candidatos, que tiveram o limite de 500 caracteres contando com o espaço.

    Leia também: Acompanhe a cobertura das Eleições 2024

    Tribuna de Petrópolis: As festas culturais de Petrópolis são importantes para atrair turistas, a exemplo da Bauernfest e o Natal Imperial. No entanto, a concorrência de outras festas em cidades vizinhas e a falta de divulgação adequada atrapalham o crescimento dos eventos, principalmente o Natal. Quais são seus planos para que Petrópolis retome este protagonismo?

    Eduardo do Blog (Republicanos): “Eu farei dois meses de Natal Imperial – de novembro ao início de janeiro. Investiremos para gerar empregos e fazer dinheiro circular na economia. Voltarei com a Exposição Agropecuária e trarei a Marcha para Jesus e um Festival Gospel. Teremos um calendário fixo de eventos e a reurbanização da Rua Teresa levará Petrópolis de volta ao topo do turismo nacional com Polo de Moda, Gastronômico, Cervejeiro e Cultural – recuperando de vez a economia local.”

    Hingo Hammes (PP): “Meu plano consiste em desenvolver atrativos para que o turista pernoite na cidade. Articular com investidores e atrair a construção de novos atrativos turísticos. Incrementar o calendário de eventos e atrair festivais. Criar circuitos de ecoturismo, turismo rural, religioso, esportivo, gastronômico e histórico da cidade. Divulgar Petrópolis como destino turístico nos principais aeroportos e fazer parcerias internacionais para promover nossa Cidade no exterior.”

    Rubens Bomtempo (PSB): “A maior Bauernfest da história foi em 2024, com mais de 450 mil turistas. Um cenário diferente de quando tomamos posse. Em anos anteriores, o Natal Imperial foi alvo de investigação por superfaturamento. Em 2022, até o Palácio de Cristal estava fechado e abandonado. Retomamos os eventos e divulgamos em feiras e veículos de outros municípios, gerando grande incremento de turistas. E trouxemos a Flipetrópolis: fomos a capital da literatura, com os maiores escritores do país e 37 mil visitantes.”

    Yuri Moura (PSOL): “A Bauer e o Natal são vitais, mas não podemos depender apenas delas. Garantiremos um calendário assegurando ao menos uma atração por mês, também nos bairros e distritos. Divulgação nas mídias sociais, criação de um portal oficial, aplicativo e propaganda: portos, aeroportos e rodoviárias. Valorização da gastronomia, ecoturismo, aventura, religioso, rota cervejeira e de negócios. Criação do Centro de Convenções de Petrópolis. Estamos perdendo turistas, que pernoitam, e recebendo excursionistas.”

    Doutor Santoro (Novo): “Valorizaremos a nossa identidade germânica com a retrofitagem do centro histórico, de forma que voltemos a parecer uma cidade alemã como as da serra gaúcha. Criaremos um parque imperial na cidade imperial, como base de chamariz para o turismo histórico-cultural. Daremos atenção às belezas naturais de Petrópolis, promovendo turismo ecológico e teremos eventos que mantenham o público engajado ao longo do ano. Vamos readquirir o título de cidade das hortênsias, replantando a flor em toda a cidade.”

    Veja outras publicações das entrevistas:

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