• Turismo, eventos e comércio articulam maior participação na organização da Bauernfest e Natal Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/fev 16:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Entidades representativas de segmentos do turismo, comércio e eventos se reuniram nessa terça-feira (27) e aprovaram uma pauta em conjunto: a criação de uma comissão permanente de instituições empresariais para análise e acompanhamento dos maiores eventos da cidade, em particular, a Bauernfest e Natal Imperial. Esta reivindicação vai ser formalizada junto à prefeitura em um encontro a ser agendado com a proposta de reuniões periódicas de representantes das entidades em um comitê que acompanhe regularmente as equipes do poder público desde o planejamento e as várias fases de execução dos eventos. A meta é que as atrações sejam realizadas obedecendo cronograma e garantindo que a programação seja divulgada com antecedência e, assim, impulsionando o turismo e os segmentos econômicos. 

    A reunião, no auditório da CDL, teve a participação de entidades como o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Sicomércio, Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Associação de Profissionais de Eventos de Petrópolis (AssociEventos), Associação de Microcervejarias de Petrópolis e Associação Fluminense de Preservação. Outras instituições de segmentos convergentes com o turismo também podem participar do movimento.

    As entidades que formam agora a comissão de acompanhamento dos maiores eventos da cidade tomam como parâmetro os números pré pandêmicos de 2019, quando a Bauernfest somou 450 mil pessoas e injeção de R$ 55 milhões na economia e o Natal Imperial representou movimento de R$ 300 milhões para a cidade com atração de 500 mil pessoas. “É um patamar que não podemos retroceder e, sim, seguir adiante cada vez mais profissional. O contrário abre espaço para a concorrência de cidades vizinhas e perdas para a nossa economia”, aponta o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

    Raquel Neves, da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, traduz bem os números desses dois principais eventos. “A Bauernfest, por estar consolidada há três décadas se ‘vende’ sozinha, garantindo fluxo de turistas, mas ela pode ser mais intensa. Já o Natal, ainda recente no calendário oficial de atrações, precisa de atenção especial, programação cultural planejada e muita divulgação. A Bauernfest é uma manifestação cultural que é nossa, genuína e tradicional. Já o Natal, evidentemente, é uma época em que muitas cidades investem e a concorrência é maior”, explica citando cidades como Maricá, Saquarema, Miguel Pereira e Nova Friburgo que abocanham em 2023 uma grande fatia de público com algumas delas já com programação definida e sendo divulgada a partir de outubro.  

    Para o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, o anseio do empresariado do setor vai ao encontro do modelo de gestão do Natal de Gramado, a festa mais concorrida da época. “A reestruturação do Natal de Gramado é uma referência para o modelo de gestão e governança para festas públicas e o que é bom deve ser adotado”, defende.  

    Falando pelos lojistas, o presidente da CDL, Cláudio Mohammad, destacou a importância da união. “Todos têm o mesmo objetivo que é alavancar os setores, a economia e a cidade. Assim, é fundamental a cooperação e sinergia. Estão todos falando a mesma linguagem, alinhados em propósitos e metas.

    As entidades falaram ainda da gama de eventos que a cidade vem recebendo nos últimos anos e a capacidade do município ser tão plural neste aspecto. “Petrópolis vive um momento excepcional para eventos. Todos que vêm sendo realizado aqui, incluindo os de esporte, tem dado visibilidade à cidade. A meta é iniciar com eventos públicos, como  Bauernfest e o Natal Imperial e, depois, em uma nova fase, abranger também eventos particulares, com o trade estando cada vez mais próximo, alinhado e somando com os realizadores dessas atrações”, afirma Samir el Ghaoui.

    Últimas