• De trilhas a práticas de yoga e meditação: o turismo de bem-estar em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Petrópolis é uma das cidades históricas mais importantes para se compreender a história do Brasil. A cidade faz parte do Caminho Novo da Estrada Real, aberto depois do Caminho do Ouro, para ligar Ouro Preto ao porto do Rio de Janeiro. Apesar de sua relevância histórica, razão pela qual recebe inúmeros visitantes todos os meses, suas experiências turísticas vão muito além de seus principais cartões-postais. Cercada pela Mata Atlântica, Petrópolis permite verdadeiras experiências de imersão na natureza.

    Seja para trilheiros profissionais ou entusiastas da natureza, Petrópolis possui trilhas espetaculares, com vistas panorâmicas, que permitem a prática de trekking, observação de pássaros e, até mesmo, meditação e yoga nas montanhas. 

    Nesse sentido, o Medite na Montanha, projeto conduzido pelo petropolitano Thom Bello, é um dos destaques no turismo de bem-estar da cidade. A busca pela integração com a natureza levou o guia de turismo, com especialização em atrativos naturais, além de instrutor de yoga e meditação, em direção às montanhas, e o resultado das práticas meditativas rendeu um chamado ainda mais forte. Atualmente, o projeto conta com roteiros para diversos públicos. Interessados nessa busca podem começar com trilhas mais leves, como Castelinho, Morro do Cortiço e Pedra do Quitandinha, e serem desafiados, posteriormente, por trilhas como Maria Comprida, Castelos do Açu e Portais de Hércules.

    Leia também: Meditação na montanha: em busca da paz interior 

    Outro projeto de destaque é o idealizado pela petropolitana Marcia Garcia. O Projeto TPM, trilha para mulheres de Petrópolis, reúne mulheres de diversas idades, experiências e vivências para uma trilha por mês. Realizada aos domingos, cada uma das trilhas inclui uma roda de bate-papo, que pode ser sobre saúde sexual feminina, empreendedorismo, meditação ou outro tema pertinente ao público feminino. O intuito é o mesmo: proporcionar acolhimento às mulheres que procuram pelo grupo.

    Leia também: Petropolitana promove trilhas voltadas para o público feminino; saiba mais sobre o projeto Trilha para Mulheres de Petrópolis (TPM)

    Além dos projetos mencionados, a cidade é repleta de lugares que privilegiam as mais diversas práticas de bem-estar e bem-viver. A seguir, conheça um pouco mais a respeito de cada um deles.

    Espaço Shiva, no Centro Histórico

    Foto: Maria Hennies

    Em Petrópolis, cada pessoa que chega ao Espaço Shiva tem a oportunidade de vivenciar sua própria jornada rumo ao autoconhecimento e desenvolvimento espiritual. Sem fins lucrativos, todos os profissionais atuam de forma livre e independente. Além disso, todas as atividades ocorrem através de doações. No espaço, o visitante tem acesso a práticas regulares de yoga, meditação, danças circulares, além de estudos de Budismo e encontros de Self Realization Fellowship. O Espaço Shiva também é aberto a workshops, encontros e estudos pontuais de temas relacionados às práticas oferecidas.

    O Espaço Shiva  fica Rua Treze de Maio, 259 – Centro, e funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana. Mais informações: @shivaespacoyoga.

    Ashram Urbano Atma Vidya, no Valparaíso

    O Ashram Urbano Atma Vidya, no Valparaíso, oferece práticas diárias de yoga, meditação e estudos sobre os textos védicos, além de cursos, vivências, workshops e formações. O centro de estudos está situado na principal via do Valparaíso, na Rua Gonçalves Dias, em Petrópolis. Além das atividades espirituais, os visitantes também podem encontrar o “Ganga Bistrô”, especializado em culinária vegana e sem trigo.

    Foto: Divulgação

    O espaço funciona durante toda a semana com práticas regulares para os alunos. A programação gratuita de aulas e eventos é divulgada através do Instagram: @ashramurbanoatmavidya.

    Espaço Nalagoa, no Vale das Videiras

    O Espaço Nalagoa, no coração do Vale das Videiras, promove encontros e experiências de workshops, retiros, imersões e práticas para o equilíbrio do corpo e da mente. O espaço ainda abriga uma horta orgânica, frequentada por quem participa dos retiros ou visita o espaço durante os eventos abertos ao público.

    O Nalagoa fica na Estrada Almirante Paulo Meira, km 18, Vale das Videiras. A agenda de eventos, com os dias e horários das práticas de yoga, meditação e retiros, pode ser conferida no Instagram: @espaconalagoa.

    Foto: Divulgação

    Leia também: Na Lagoa: espaço no coração do Vale das Videiras promove encontros e vivências dedicadas ao equilíbrio do corpo e da mente 

    Santuário Vale do Amor, na Fazenda Inglesa

    O Santuário Vale do Amor, na Fazenda Inglesa, convida os seus visitantes a viverem uma experiência sagrada, em meio a jardins e simbologias. Ao todo, o Vale possui cerca de 10 jardins que abraçam diversas tradições religiosas e diferentes simbologias. Dentre elas, o Budismo, o Taoísmo, o Xintoísmo e o Hinduísmo. Além disso, há ainda uma homenagem ao Cristianismo, representada pela Igreja de Francisco e Clara, e também às religiões de origem africana, representadas pela Cachoeira de Aruanda.

    Logo na entrada, um dos elementos que mais chama a atenção de seus visitantes é o Torii, um portal de tradição xintoísta que assinala a passagem do mundo mundano para o sagrado. 

    Leia também: Santuário Vale do Amor: entre jardins e simbologias 

    O espaço fica na Estrada Mata Cavalo, s/n – Fazenda Inglesa, e funciona todos os dias, das 8h às 17h. Ingressos: 20,00 (durante a semana); fins de semana e feriados prolongados: Inteira 40,00 (com 10,00 de cashback) e Meia: 20,00 (Acima de 60 anos; estudante independente da idade; até 21 anos; pessoa com deficiência física; professor de rede pública, com comprovante). Mais informações: @santuariovaledoamor.

    Instituto Ganesha, na Mosela

    Foto: Divulgação

    O Instituto Ganesha é um espaço dedicado a práticas de bem-estar e bem-viver. Além de yoga e pilates, o Instituto oferece treinamento funcional, terapias vibracionais integrativas, move flow, yoga Aéreo, além de promover feiras abertas ao público. Uma delas é a Feira de Lakshmi, que reúne mulheres empreendedoras da cidade. 

    O espaço fica na Servidão Elizabeth Pinheiro Blezer, nº 1341 – Mosela. Mais informações: @fisionabica_oficial.

    Leia também: Terapias holísticas e vibracionais: um resgate do bem-estar e bem-viver 

    Últimas