Petropolitana promove trilhas voltadas para o público feminino; saiba mais sobre o projeto Trilha para Mulheres de Petrópolis (TPM)
Com trilhas espetaculares e vistas panorâmicas em meio a Mata Atlântica, Petrópolis oferece diversas experiências àqueles que decidem viver seus encantos. Algumas delas são vivenciadas individualmente; outras, a dois; e algumas, em grupo – como no projeto Trilha para Mulheres de Petrópolis (TPM).
Idealizado pela petropolitana Marcia Garcia, com o intuito de proporcionar bem-estar e mais autoestima e acolhimento às mulheres, o projeto TPM acontece mensalmente. Durante as trilhas, aos domingos, algumas dinâmicas – como rodas de bate-papo com convidadas especiais, atividades de yoga ou meditação – também acontecem.
Questionada sobre o que enxerga de mais bonito no projeto, idealizado há 3 anos, a guia de atrativos naturais relata que é o fato de ser uma espécie de ponte entre natureza, saúde e bem-estar. “Saber que estou sendo canal para coisas boas, gerando bem-estar… Acho que o mais marcante também é a mulher se sentir acolhida. Ali, nós trocamos experiências bem parecidas, e elas se sentem confortáveis para falar sobre suas fragilidades, problemas, desafios.”
Atualmente com 48 anos, Marcia relembra o período que viveu, há alguns anos, e o que fez para retomar o controle da própria saúde, recuperando também sua autoestima. “Quando eu estava com 40, 42 anos, mais ou menos, eu comecei a mudar meu estilo de vida. Eu era magra e fiquei obesa, chegando a quase 100 kg. Naquele momento, voltei a malhar, treinar, me alimentar bem e a fazer trilhas, algo que eu sempre gostei.” A virada de chave na vida pessoal serviu como trampolim para a guia de atrativos naturais fazer também uma transição de carreira. “Fui trabalhar com o que realmente me fazia (e faz) feliz!”
Ao longo de sua trajetória, a petropolitana coleciona memórias em locais especiais da cidade e recomenda algumas trilhas, tanto para iniciantes quanto para quem já tem alguma experiência. “Gosto bastante do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, porque tem um mix de montanhas e cachoeiras. Para iniciantes temos diversas trilhas, como a do Castelinho, Vale da Lua e Véu da Noiva. E para as mais experientes, Castelos do Açu, Travessia Petrópolis/Teresópolis e Maria Comprida.”
As trilhas do projeto acontecem mensalmente, aos domingos, a partir das 9h, e de acordo com a previsão do tempo. A próxima trilha, segundo Márcia, deve ocorrer em novembro. Para saber mais sobre o projeto TPM, acesse o Instagram: @mulher_de_pedra