Sebrae Rio e Ministério da Cultura reconhecem o trabalho do Instituto Caminho da Roça em Secretário
Na última quinta-feira (05), o Instituto Caminho da Roça, localizado em Secretário, foi duplamente homenageado por sua contribuição ao desenvolvimento cultural e social da região. Pela manhã, o Instituto foi reconhecido pelo Sebrae Rio, e à tarde, recebeu o certificado de Ponto de Cultura do Ministério da Cultura, consolidando sua posição como uma entidade cultural de destaque no estado do Rio de Janeiro.
Leia também: Instituto Caminho da Roça: um achado precioso em Secretário
Janice Caetano, idealizadora do Instituto, expressou surpresa ao receber a homenagem do Sebrae, destacando a responsabilidade que vem com o reconhecimento. “Essa homenagem, desse case, dessa história de sucesso do Sebrae, até me surpreendeu. Porque realmente é muita responsabilidade ser inspiração”, afirmou. Desde 2015, quando o Instituto realizou seu primeiro evento, o AgroSerra, o Sebrae tem sido um parceiro constante, apoiando iniciativas como a Rota Secreta, um projeto de turismo sustentável desenvolvido na região.
Confira também: Rota Secreta: sabores, histórias e natureza
Além do reconhecimento pelo Sebrae, o Instituto Caminho da Roça foi certificado como Ponto de Cultura, um título que amplia sua responsabilidade e alcance. O certificado foi entregue pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, durante um evento à tarde. “Estamos muito felizes, e é muito desafiador para nós estarmos inseridos nesse contexto mais amplo da cultura, expandindo nossa atuação para outros municípios”, ressaltou Janice.
O Instituto já participa ativamente do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), uma iniciativa federal que envolve instituições em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, o Instituto é uma das poucas organizações selecionadas, com atuação prevista em Petrópolis, Teresópolis, Areal e São José do Vale do Rio Preto. “A gente já começou a trabalhar. Ele já tem cinco meses, quase seis meses de duração”, disse Janice.
Em outubro, o Instituto lançará o projeto “Conecta, o futuro é agora”, contemplado no edital do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O projeto visa capacitar jovens da região em web design, inteligência artificial, redes sociais e empreendedorismo, com o objetivo de superar as barreiras geográficas que limitam as oportunidades de emprego. “A nossa intenção é minimizar essa barreira geográfica que existe na questão do emprego”, destacou Janice.
Outros projetos em andamento incluem o Projeto Sol, que oferece aulas de música para cerca de 120 alunos e deu origem à Orquestra Caipira Caminho da Roça. “Temos recebido convites para se apresentar em vários lugares, como na Escola Parque, no Rio de Janeiro, o que foi uma grande alegria para as nossas crianças”, compartilhou Janice.
Janice também destacou a importância do apoio recebido: “É muito importante ressaltar que eu não faço esse trabalho sozinha. Tenho todo um apoio, não só da minha família, como também de muitos amigos, empresas e doadores que acreditam em nosso trabalho”, concluiu.
Mais sobre o ICR
O Instituto Caminho da Roça (ICR) é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, e Ponto de Cultura certificado pelo Ministério da Cultura. O ICR acredita que a educação e a cultura são ferramentas de transformação social, orientando suas ações com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A missão do Instituto é promover atividades nas áreas de cultura, economia criativa, empreendedorismo e socioambiental, com a filosofia de “agir localmente e pensar globalmente”.
Para saber mais sobre os projetos do Instituto Caminho da Roça, inclusive como contribuir, acesse o site: https://www.institutocaminhodaroca.com.br/ ou visite o perfil do ICR nas redes sociais: @institutocaminhodaroca