• Instituto Caminho da Roça: um achado precioso em Secretário

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Já imaginou conhecer um projeto cultural comunitário incrível na cidade e ainda apreciar deliciosos sabores que só a roça tem? O Instituto Caminho da Roça é, definitivamente, um achado precioso em Secretário. 

    Foto: Divulgação

    Desde jovem, Janice sonhava em ter um espaço onde a comunidade pudesse ter acesso gratuito à cultura e à educação extracurricular. Há 3 anos esse sonho se tornou realidade. Hoje, o Instituto Caminho da Roça segue promovendo atividades de educação, cultura, agroturismo e empreendedorismo. 

    O local, que reúne pessoas que acreditam na educação e na cultura como agentes de transformação, ganhou vida em 2019. Através do sonho de Janice, a idealizadora do ICR, centenas de crianças, adolescentes e mulheres da região têm suas vidas transformadas diariamente. 

    Foto: Divulgação

    Às crianças e aos adolescentes, o Instituto Caminho da Roça oferece aulas gratuitas de violão, piano, teclado, canto/coral, sanfona (acordeon), capoeira, fotografia, informática e educação ambiental. Aos adultos, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, aulas de crochê, macramê, costura, culinária e plantas medicinais. Além disso, o espaço abriga uma biblioteca pública com títulos variados, inclusive clássicos da literatura infanto-juvenil e juvenil. A biblioteca funciona de quarta a sábado das 10h às 17h. Na porta da sede, a comunidade encontra livros para doação e para empréstimo 24h.

    Questionada sobre o que enxerga de mais bonito no trabalho desenvolvido pelo Instituto Caminho da Roça, Janice não economiza palavras e sensibilidade. “Emociona muito acompanhar o desenvolvimento positivo das crianças e adolescentes nas atividades, seja ao conseguir tocar um instrumento, seja na tomada de consciência nas questões sociais e ambientais. Todos os dias confirmo a minha crença que, com oportunidade, incentivo e foco, é possível transformar.”

    Fotos: Divulgação

    Quem passa pelo Instituto pode contribuir para o projeto cultural comunitário no Café da Roça. Lá tem bolo de fubá, milho, aipim doce e, claro, o tradicional café coado. 

    O Instituto Caminho da Roça fica no Centro de Secretário, na Rua da Feira, nº 7, e funciona de segunda a sábado, sendo aberto para o público de quinta a sábado, das 10h às 17h.

    Caminho da Roça e Da Roça ao Prato: iniciativas que andam de mãos dadas

    Foto: Divulgação

    Janice conta que o Instituto Caminho da Roça teve seu nome inspirado no AgroSerra: da Roça ao Prato, um festival que ela e um grupo de produtores de Secretário criaram para promover os produtores locais e resgatar a cultura da Roça em 2015. A iniciativa reúne cerca de 60 microempreendedores locais e já até foi realizada em outros locais e municípios. Desde 2019, com a criação do ICR,  o evento é organizado pelo Instituto. 

    Além de valorizar a cultura local na região de Secretário e Serra Fluminense, o AgroSerra abraça outras iniciativas, como o prêmio Talentos da Roça, que divulga projetos criados por empreendedores da serra, e o Projeto OLHAR, uma exposição de fotografias que capacita adolescentes das escolas de Secretário, criando  um sentimento de pertencimento em relação ao lugar onde eles vivem. Este ano, o evento vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de julho, na Praça de Secretário. 

    Últimas