• Alunos do Projeto Olhar, promovido pelo Instituto Caminho da Roça, colocam fotografias à venda para apoiar projetos locais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Em uma iniciativa que une educação, cultura e preservação, o Instituto Caminho da Roça (ICR) promove o Projeto Olhar, uma proposta que vai além das salas de aula, proporcionando aos alunos entre 11 e 18 anos uma visão mais profunda de sua própria comunidade.

    A ideia surgiu como uma forma de estimular o senso de pertencimento entre os estudantes, instigando-os a conhecer melhor a Vila de Secretário, seus moradores e suas belezas naturais. Sob a liderança do diretor Alaor Filho, ex-repórter fotográfico e editor de fotografia de grandes jornais brasileiros, o projeto ganhou vida e se tornou uma parte importante do Instituto.

    Composto por até 10 alunos por curso, o projeto envolve aulas teóricas e práticas. Os participantes aprendem a utilizar equipamentos fotográficos, com destaque para o uso do celular, que se tornou a principal ferramenta de produção de imagens. Além disso, são ensinadas técnicas de fotografia e manipulação da luz. As aulas práticas são realizadas em campo, permitindo que os alunos coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula.

    Ao longo do tempo, os alunos do Projeto Olhar já participaram de sete exposições no Festival AgroSerra e uma exposição permanente no deck da sede do Instituto. “O propósito é esse: através da atenção dedicada à observação e escolha de imagens, desenvolver o sentimento de valorização local, destacando a importância das pessoas e dos monumentos naturais da região. Só cuidamos do que conhecemos e esse sentimento também apoia as iniciativas de preservação.”, explica Janice Caetano, presidente do Instituto Caminho da Roça.

    A receptividade das pessoas às exposições foi tão positiva que muitos visitantes expressaram o desejo de adquirir as fotografias. Foi assim que nasceu a ideia de colocar as fotos à venda, com toda a receita revertida para os projetos do Instituto. As imagens estão em exposição na sede do ICR, onde também é realizada a venda.

    Bons frutos

    Como toda boa iniciativa, o Projeto Olhar rendeu frutos significativos. Um deles foi um documentário intitulado “Olhar Secretário”. Mais de 15 entrevistas foram conduzidas pelos alunos com moradores e sitiantes, com o objetivo de registrar depoimentos e narrar a história passada e presente da Vila. A iniciativa foi contemplada no edital da Cultura do município de Petrópolis, por meio da Lei Paulo Gustavo, proporcionando recursos para a edição e finalização do primeiro episódio do documentário.

    Mais sobre o ICR

    O Instituto Caminho da Roça é um espaço que acredita na educação e na cultura como agentes de transformação. Localizado no Centro de Secretário, o ICR promove atividades de educação, cultura, agroturismo e empreendedorismo. O projeto comunitário oferece aulas gratuitas para crianças e jovens, abrangendo diversas áreas, como violão, piano, teclado, canto/coral, sanfona (acordeon), capoeira, fotografia, informática e educação ambiental. Para os adultos, há aulas de crochê, macramê, costura, culinária e plantas medicinais.

    Além disso, o espaço abriga uma biblioteca pública que funciona de quarta a sábado, das 10h às 17h. A comunidade pode encontrar livros para doação e empréstimo 24 horas por dia na porta da sede, fortalecendo ainda mais o compromisso do ICR com a disseminação do conhecimento.

    Para mais informações sobre o Projeto Olhar e os demais projetos do Instituto Caminho da Roça, visite a sede localizada na Rua da Feira, nº 7, no Centro de Secretário.

    Últimas