• Palácio Amarelo: Iphan e Inepac acompanham situação do prédio

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/jan 08:23
    Por Maria Julia Souza

    Na última semana, os problemas encontrados no Palácio Amarelo, um dos principais cartões-postais de Petrópolis e casa do Legislativo Municipal, foram denunciados por funcionários da Câmara. As obras que estão sendo realizadas para sanar problemas de infiltrações, com a primeira etapa sendo iniciada pelo telhado, estão sendo acompanhadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

    Leia Também: Especialista afirma que valor do aluguel temporário da Câmara Municipal de Petrópolis está acima do encontrado no mercado

    Segundo o Iphan, os órgãos de proteção do patrimônio cultural (Iphan e Inepac) estão envolvidos e cientes da situação em que se encontra o Palácio Amarelo. O órgão informou ainda que reuniões e vistorias foram realizadas recentemente com os responsáveis na Casa Legislativa, e que foram repassadas diretrizes para que a situação emergencial seja observada, preservando as características históricas do imóvel.

    Já o Inepac informou que o prédio que abriga a Câmara Municipal de Petrópolis é um bem especialmente tombado estadual e vem recebendo acompanhamento constante. Em nota, o órgão informou ainda que como qualquer construção histórica, tem as principais causas dos seus problemas encontradas no telhado, e que de maneira correta, teve o começo das intervenções para sua recuperação iniciada pela cobertura. 

    Leia Também: Funcionários relatam falta de espaço no casarão temporário, alugado pela Câmara Municipal, na Rua Barão do Amazonas

    O órgão disse ainda que analisou e aprovou o projeto para a recuperação e que vem acompanhando as obras, que se encontram em fase final. Além disso, informou que o contrato para elaboração do projeto de elétrica e recuperação da fachada, foi assinado recentemente.

    Já em relação ao Plenário, o Inepac disse que propostas de orçamento do projeto de recuperação estão sendo analisadas, neste momento, pela comissão responsável, composta por membros da Câmara Municipal.

    Precariedade no prédio é denunciada por funcionários

    Na última semana, a Tribuna recebeu relatos de funcionários sobre os problemas encontrados no Palácio Amarelo, deixando evidente a má conservação do prédio. Segundo as denúncias, os problemas de goteiras e infiltrações já vêm ocorrendo há mais de um ano, e em diversos pontos. O problema tem afetado, inclusive, a rede elétrica.

    Além disso, no Plenário da Câmara, foi colocada uma faixa de interdição em uma parte do local, após um pedaço do gesso ter caído. O gabinete de um dos vereadores teria passado por uma vistoria da Defesa Civil, sendo interditado por ter água descendo pelo ponto de luz.

    Câmara tem problema na rede elétrica e fica às escuras

    Em dezembro, a Tribuna noticiou que a Casa Legislativa havia registrado problemas na rede elétrica e ficou sem energia.

    Na época, segundo informações obtidas pela equipe de reportagem, o problema teria começado quando um funcionário teria tentado ligar o ventilador em um dos gabinetes, e faíscas começaram a sair do aparelho, comprometendo toda a rede elétrica do prédio. Por um período, nada pôde ser ligado nas tomadas da Casa.

    Últimas