• Precariedade no prédio do Palácio Amarelo é denunciada por funcionários da Câmara Municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/jan 08:00
    Por Maria Julia Souza

    No fim do mês passado, a Câmara Municipal de Petrópolis informou que o Palácio Amarelo, um dos principais cartões-postais da cidade e casa do Legislativo Municipal, está passando por obras para sanar problemas de infiltrações, com a primeira etapa sendo iniciada pelo telhado. No entanto, funcionários denunciam que os problemas são bem maiores do que o informado pela Casa e teriam piorado na atual Legislatura, deixando evidente a má conservação do prédio.

    Leia Também: Palácio Amarelo passa por obras para sanar problemas de infiltrações

    Segundo o relato de uma funcionária, que preferiu não se identificar, os problemas de goteiras e infiltrações do prédio já vêm ocorrendo há mais de um ano, e em diversos pontos. A água escorre pelas paredes da Casa deixando, inclusive, a rede elétrica comprometida, queimando microondas e geladeiras. Recentemente, um curto circuito teria sido registrado em um dos gabinetes.

    Após a chuva que atingiu Petrópolis na última sexta-feira (12) foi possível observar em diversos locais da Casa os problemas de infiltrações. No Plenário da Câmara foi colocada uma faixa de interdição em uma parte do local, após uma parte do gesso ter caído, além de ser possível observar um balde no trecho para aparar uma das goteiras existentes no prédio. Em outros pontos também é possível encontrar o caos após a chuva, com tapetes molhados devido às goteiras e funcionários no “corre-corre” precisando carregar os computadores para outra sala, após o local de trabalho ter sido prejudicado com as infiltrações.

    Leia Também: Salário dos vereadores tem reajuste e chega a R$ 13.732,00

    Ainda segundo a denúncia da funcionária, o gabinete de um dos vereadores teria passado por uma vistoria da Defesa Civil, sendo interditado por ter água descendo pelo ponto de luz. Outro local com problemas é a copa da Casa, com a água do esgoto vazando pelas torneiras, azulejos soltos, infiltrações que acabam alagando todo o espaço e água escorrendo pelas paredes. Além disso, a má conservação do Palácio Amarelo também fica evidente por quem passa por lá, com as paredes de todo o prédio precisando de pinturas e outros reparos.

    Câmara tem problema na rede elétrica e fica às escuras

    No dia 15 de dezembro, a Tribuna noticiou que a Câmara Municipal havia registrado problemas na rede elétrica e ficou sem energia, com o problema sendo solucionado somente horas depois.

    Na época, segundo informações obtidas pela equipe de reportagem, o problema teria começado quando um funcionário teria tentado ligar o ventilador em um dos gabinetes, e faíscas começaram a sair do aparelho, o que acabou comprometendo toda a rede elétrica do Palácio. Por um período, nada pôde ser ligado nas tomadas da Casa.

    O que diz a Câmara Municipal

    Em nota, a Câmara Municipal de Petrópolis informou que, durante os últimos 10 anos, o prédio não recebe manutenção adequada em sua estrutura e que a atual administração verificou a necessidade urgente de intervenção em alguns departamentos e gabinetes a fim de propiciar segurança aos colaboradores e visitantes. 

    A Casa informou ainda que as reformas do telhado do prédio, os projetos para a nova estrutura da rede elétrica e a revitalização das fachadas, bem como o restauro do Plenário, visam garantir a manutenção periódica do imóvel e resguardar o patrimônio histórico da cidade. Além disso, ressaltou que as obras são realizadas conforme a legislação pertinente e observância as exigências dos órgãos fiscalizadores.

    A nota frisou que, por conta do longo período sem manutenção adequada, durante essa legislatura, os problemas dentro da Câmara Municipal são diários, com risco até mesmo de interdição do local, mas informou que mantém diálogo e “responsabilidade” para preservar o patrimônio público e priorizar a segurança de quem trabalha na Casa e dos visitantes.

    Últimas