Ônibus pegando fogo, apreensão e quebras: crise no transporte público petropolitano tem novos capítulos
A crise no transporte público em Petrópolis segue ganhando novos capítulos. Em dois dias, um ônibus pegou fogo no Centro e outro foi apreendido na BR-040, em sequência a sucessivos problemas nos últimos meses. Além disso, as quebras diárias seguem sendo motivo de reclamação por parte dos usuários.
Na manhã desta quarta-feira (17), um ônibus da Cidade das Hortênsias pegou fogo na Rua Silva Jardim, no Centro. Ninguém ficou ferido. O ocorrido se soma a outros três casos do tipo, desde o ano passado, sendo dois da Petro Ita e outro da própria Cidade das Hortênsias.
Além do fogo registrado nos veículos, houve também o caso do incêndio na garagem da Petro Ita e Cascatinha, em maio do último ano, onde dezenas de ônibus foram totalmente queimados. O caso segue sem solução por parte da Polícia Civil, mas perícias da CPTrans e do Corpo de Bombeiros apontaram para uma ação criminosa.
Na terça-feira, um ônibus da Petro Ita foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal, após irregularidades serem encontradas durante fiscalização. O coletivo estava com o documento vencido desde 2018, para-brisa trincado, cronotacógrafo sem aferição e placa sem condições de legibilidade e visibilidade. O veículo foi retido e encaminhado para o depósito da PRF.
As quebras, que são os problemas mais rotineiros para o cidadão petropolitano, acarretando em atrasos e perdas de viagens, também seguem sendo registradas. Moradores das regiões atendidas pelas empresas Cascatinha e Petro Ita são os que mais relatam as falhas, em regiões como Estrada da Saudade, Morin, Alto da Serra e Quitandinha.
Nesta manhã, horas após o incêndio no coletivo, outro ônibus da Cidade das Hortênsias passou por problemas no Centro. Desta vez, na Praça Dom Pedro, o veículo quebrou no ponto de ônibus, prejudicando os usuários e gerando um pequeno congestionamento na via.
Audiência debaterá transporte público
Nesta quinta-feira (18), uma audiência debaterá pontos sobre o transporte público em Petrópolis, com foco nas empresas Cascatinha e Petro Ita. Outras audiências sobre o mesmo tema já haviam sido realizadas no fim do ano passado. As empresas possuem ônibus reprovados em vistorias feitas pela CPTrans circulando nas ruas do município.