• Obras no telhado do Palácio Amarelo devem ser entregues em 15 dias

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/abr 09:45
    Por Maria Julia Souza

    Passando por intervenções para sanar problemas de infiltrações desde o fim do ano passado, o Palácio Amarelo, um dos principais cartões-postais da cidade, deverá ter as obras do telhado entregues em breve. Segundo a Câmara Municipal de Petrópolis, as atividades estão em fase de entrega definitiva e alguns testes estão sendo feitos para verificar se ainda há vazamentos, com prazo de conclusão em, aproximadamente, 15 dias. Na sequência, será iniciada a recuperação da fachada e da rede elétrica.

    No início deste ano, a Tribuna recebeu denúncias de funcionários sobre os problemas envolvendo o prédio. Segundo um dos relatos, as goteiras e infiltrações do espaço já vinham ocorrendo há mais de um ano em diversos pontos. Por escorrer água pelas paredes, a rede elétrica teria ficado comprometida, queimando eletrodomésticos como microondas e geladeiras.

    No Plenário da Câmara, inclusive, havia sido colocada uma faixa de interdição em um trecho após uma parte do gesso ter caído. Em outros pontos também era possível encontrar tapetes molhados devido às goteiras e funcionários no “corre-corre” precisando carregar os computadores para outra sala, após o local de trabalho ter sido prejudicado com as infiltrações.

    Ainda de acordo com os relatos, o gabinete de um dos vereadores teria passado por uma vistoria da Defesa Civil, sendo interditado por ter água descendo pelo ponto de luz. Outro local citado na denúncia foi a copa da Casa, com a água do esgoto vazando pelas torneiras, azulejos soltos, infiltrações que acabavam alagando todo o espaço e água escorrendo pelas paredes. Além disso, a má conservação do Palácio Amarelo também fica evidente por quem passa por lá, com as paredes de todo o prédio precisando de pinturas e outros reparos.

    Iphan e Inepac acompanham situação do prédio

    Em janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) haviam informado à Tribuna que as obras realizadas no Palácio Amarelo estavam sendo acompanhadas.

    Leia Também: Palácio Amarelo: Iphan e Inepac acompanham situação do prédio

    Na época, o Iphan informou que os órgãos de proteção do patrimônio cultural (Iphan e Inepac) estavam envolvidos e cientes da situação em que se encontra o Palácio Amarelo. O órgão disse ainda que reuniões e vistorias foram realizadas com os responsáveis na Casa Legislativa, e que foram repassadas diretrizes para que a situação emergencial seja observada, preservando as características históricas do imóvel.

    Já o Inepac havia informado que o prédio é um bem especialmente tombado estadual e vem recebendo acompanhamento constante. Em nota, o órgão informou ainda que, como qualquer construção histórica, o prédio tem as principais causas dos seus problemas encontradas no telhado, e que de maneira correta teve o começo das intervenções para sua recuperação iniciadas pela cobertura. 

    Últimas