• Natal Imperial, Caravana iluminada da Coca-Cola, Exposição de presépios, Night Run, e muitas outras opções neste fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Natal Imperial 2023

    Nesta quinta-feira (30), às 20h, a Praça da Liberdade será palco de um show com a cantora Zizi Possi, além do acendimento da iluminação na cidade. Marcando o início das celebrações, às 18h, uma fanfarra partirá da Praça Dom Pedro em direção à Praça da Liberdade. Às 19h, na Praça da Liberdade, as luzes serão acesas.

    Foto: Renato Mangolin

    Quando: 30 de novembro, a partir das 18h;

    Onde: Praça da Liberdade, Centro.

    IV Edição do Shiva Move Sustentável

    Nesta quinta (30) e sexta (1º), o Espaço Shiva vai promover mais uma edição do Shiva Move Sustentável. Além de garimpos de brechó, o público interessado também encontrará artesanatos e outras surpresas de artesãos e produtores locais. 

    Quando: 30 de novembro e 1º de dezembro, das 11h às 16h;
    Onde: Espaço Shiva – Rua Treze de Maio, 259 – Centro.

    Programação animada no Hipershopping 

    Papai Noel, decoração instagramável, shows, histórias, teatro infantil, distribuição de vale-brinde e solidariedade são algumas das ações que o Hipershopping vai oferecer durante o mês de dezembro. Confira a programação:

    Sexta-feira – 01/12

    • 19h: Happy Hour com “Carlos Ally”;

    Sábado – 02/12

    • 15h: Contação da história “Como o Grinch roubou o Natal” e oficina de artesanato;
    • 16h: Teatro infantil com a peça “Nas Águas da Realeza”;
    • 19h: Show com a banda “Concreto Humano”;
    • Quinta a Domingo – Visita do Papai Noel de 17h às 20h.
    Foto: Divulgação

    Inauguração Luzes da 16

    Uma das ruas mais charmosas do Centro Histórico, a Rua 16 de Março, vai inaugurar as luzes de Natal com uma programação super especial nesta sexta (1º).

    Fotos: Divulgação

    A partir das 16h, prestigie uma apresentação de coral na Galeria Cristal. Das 16h às 21h, o Papai Noel e a Mamãe Noel vão marcar presença para a alegria da criançada. Mais tarde, das 18h às 20h, vai rolar Marcelo Buddy sax e Frida Maurine violino. Às 18h30, encante-se pelas luzes de Natal da 16. A programação é gratuita.

    E no domingo (03), das10h às 18h, vai rolar a última Feira da 16 do ano, com música ao vivo, gastronomia, chopp artesanal, feira de adoção (10h às 14h) e bazar da Dog’s Heaven (10h às 18h), além de atividades pra toda a família.

    Ecobrechó Park + Tribo de Gonzaga

    A maior feira de brechós do estado do Rio de Janeiro espera por você nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro na Avenida Ipiranga. Na ocasião, haverá show de uma das bandas preferidas dos petropolitanos, Tribo de Gonzaga, às 19h30. Anote aí:

    Quando: 1º, 2 e 3 de dezembro, das 10h às 21h.
    Onde: Av. Ipiranga, nº 846, Centro.

    Exposição Franciscana de Presépios na Igreja do Sagrado Coração de Jesus

    Petrópolis se prepara para sediar uma exposição que vai unir arte, cultura e religiosidade. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, carinhosamente cuidada pelos frades franciscanos, será o cenário da exposição em celebração ao Jubileu dos 800 anos do Presépio de Greccio, criado por São Francisco de Assis, a partir deste sábado (02).

    Leia mais: Exposição Franciscana de Presépios em Petrópolis celebrará os 800 anos do primeiro Presépio de Greccio, criado por São Francisco de Assis

    Quando: 02/12/2023 a 07/01/2024;

    Onde: Igreja do Sagrado Coração de Jesus, à Rua Montecaseros, 95 – Centro.

    Visitação: Segunda a sexta-feira – 15h às 19h30;
    Sábados e domingos – 8h30 às 11h30; 15h às 19h30.
    Nos dias 31/12/2023 e 01/01/2024 a exposição estará fechada. A visitação é gratuita.

    Coral de Petrópolis no Shopping Vilarejo

    Neste sábado (02), às 19h, petropolitanos e turistas terão a oportunidade de prestigiar uma belíssima apresentação de Natal do Coral de Petrópolis, sob regência do Maestro Rodrigo D’Avila, no Shopping Vilarejo. O concerto, aberto ao público, promete emocionar o público presente.

    Foto: Divulgação

    Quando: 2 de dezembro, às 19h;
    Onde: Shopping Vilarejo – Estr. União e Indústria, 10035 – Itaipava.

    Programação especial na Casa Stefan Zweig

    A Casa Stefan Zweig abre suas portas para dois eventos especiais no sábado, 2 de dezembro: o concerto com o pianista e compositor Francisco Pellegrini, às 11h, com entrada franca, e uma festa para toda a família das 15h às 17h, com direito à exposição de trabalhos escolares que fizeram parte da história da casa-museu neste ano, cachorro-quente, suco e muita diversão.

    Foto: Divulgação

    Quando: 2 de dezembro, sábado, às 11h e às 15h;
    Onde: CSZ – R. Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso.


    Night Run

    Neste sábado, dia 2 de dezembro, acontece a 10ª etapa da corrida Petrópolis Night Run. A largada será às 21h, na Praça Visconde de Mauá, para as provas de 5km e 10km.

    Foto: Divulgação

    A entrega dos kits para os corredores inscritos acontecerá nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, das 9h às 19h, no Clube Petropolitano, localizado na Avenida Roberto Silveira, número 82, Centro.

    Quando: 2 de dezembro, às 21h;

    Onde: Praça Visconde de Mauá.

    Caravana Iluminada da Coca-cola

    No domingo, 3 de dezembro, a tradicional Caravana Iluminada da Coca-Cola, em parceria com a Volkswagen, vai encantar as ruas de Petrópolis a partir das 20h. Cinco caminhões, repletos de mensagens natalinas, iluminarão a cidade com uma experiência única.

    Anote aí: o ponto inicial da jornada natalina será no Pórtico do Quitandinha, e a caravana seguirá pelo seguinte trajeto: Avenida Ayrton Senna, a Rua General Rondon, a Ponte Fones, a Rua Olavo Bilac serão alguns dos cenários iluminados por essa festa itinerante. O percurso continua pelo Alto da Serra, passando por locais como a Rua Teresa, a Rua Padre Feijó, a Rua Dr. Sá Earp, a Rua Visconde de Souza Franco, a Rua Caldas Viana, a Rua do Imperador, a Rua da Imperatriz, a Rua Raul de Leoni, a Avenida Ipiranga, a Avenida Koeler, a Praça Rui Barbosa e finalizando no Pórtico do Bingen.

    Foto: Ana Marques

    Cine Show

    O cinema mais completo de Petrópolis está com uma variedade incrível de filmes em cartaz. Confira a programação e garanta o seu ingresso!

    Foto: Bianca Vieira

    Café de Advento na Igreja Luterana

    A Igreja Luterana abre suas portas para o público, neste sábado (02), às 16h, para o Café de Advento. O evento é realizado sempre no Primeiro Domingo de Advento para dar destaque ao início do ciclo de Natal no calendário do ano eclesiástico. Para o café, cada participante é levar um prato de doce ou salgado para compartilhar.

    Foto: Divulgação

    Quando: 2 de dezembro, às 16h;
    Onde: Igreja Luterana – Av. Ipiranga, nº 244 – Centro.

    Programação especial no Brejal

    Neste sábado, das 13h às 19h, a Praça da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, no Brejal, vai ser palco para a inauguração da árvore de Natal da comunidade. O evento contará com a presença da REBIO Araras, com oficina e roda de conversa do projeto Tempo de Plantar, Coral das Crianças Canto do Brejal, além de produtos e artesanatos brejalenses.

    Foto: Divulgação

    Quando: 2 de dezembro, das 13h às 19h;
    Onde: Praça da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, Brejal.

    Bazar da APPO

    Até o dia 1º de dezembro, o Bazar da APPO espera por você na Igreja Nossa Senhora do Rosário, na movimentada Praça da Inconfidência, ao lado da Rodoviária. E tem mais: o horário foi estendido, das 9h às 18h, proporcionando a todos a chance de garimpar aquelas pecinhas especiais. Não perca essa oportunidade de encontrar garimpos incríveis e apoiar a causa da APPO!

    Foto: Divulgação

    Quando: 27 de novembro a 1º de dezembro;
    Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário – Praça da Inconfidência, s/n – Centro.

    13ª edição da Mostra Audiovisual de Petrópolis

    A 13ª edição da Mostra Audiovisual de Petrópolis, realizada pelo EMI em Produção Audiovisual do Colégio Dom Pedro II, a Tramas & Sonhos, a Biruta Educação Audiovisual e a Reprodutora acontece de forma presencial nos próximos dias 4 a 8 de dezembro. A programação vai contar com várias atividades gratuitas entre oficinas, exibições de filmes nacionais, produções juvenis, rodas de debate e o fórum de educação e mercado audiovisual.

    Foto: Divulgação


    Com a temática “Linguagens híbridas – O audiovisual em diálogo com outras artes”, a 13ª MAP promete movimentar o cenário cultural petropolitano e atrair não apenas os estudantes do EMIAV mas também o público jovem e adolescente da cidade e arredores, além, é claro, dos profissionais que atuam no mercado e o público em geral, que poderão curtir as atrações e conhecer um pouco mais do que se tem produzido no cenário brasileiro.

    Quando: 4 a 8 de dezembro

    Onde: diversos locais; mais informações: @mostrapetropolis e @emi.av.pet.

    Exposições em toda a cidade

    “Diálogos da Paisagem” – Casa de Petrópolis

    A exposição “Ana Durães – Diálogos da Paisagem”, com curadoria de Monica Xexéo e realização da Galeria Patricia Costa, está em cartaz na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura. A mostra destaca a delicadeza e conexão com a natureza que rege a vida e a arte de Ana Durães e reúne obras inéditas inspiradas nos jardins da Casa, projetados por Auguste Glaziou.

    Visitação da mostra: até 25/02/24.

    Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

    Funcionamento: de sexta a domingo, das 10h às 16h.

    Onde: Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura.

    Endereço: Av. Ipiranga, 716 – Centro – Petrópolis.

    Estacionamento rotativo no local.

    Exposição de trabalhos ferroviários no Centro Cultural Estação Nogueira

    O Centro Cultural Estação Nogueira vai expor até o dia 30 de novembro, uma exposição de trabalhos ferroviários de alunos e alunas da rede municipal feitos com materiais reciclável. A iniciativa é da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF) em parceria com a Prefeitura de Petrópolis.

    Foto: Divulgação

    Estão participando os alunos e alunas das escolas municipais Nilton de São Thiago e Carlos Canedo. A entrada é franca.

    Quando: até 30 de novembro de 2023
    Horário: Terça a sexta-feira, das 09h às 17h;
    Sábados, domingos e feriados, das 09h às 13h.
    Onde: Centro Cultural Estação Nogueira – Av. Leopoldina 317 – Nogueira, Petrópolis
    Entrada Gratuita.

    Coletivo Mancha’ na Piccola Arena

    A Piccola Arena apresenta sua última exposição neste 2023. Vencedor do Edital de ocupação das galerias, o Coletivo Mancha, formado por alunos e ex-alunos da Escola de Belas Artes (EBA, UFRJ). São mais de 70 trabalhos distribuídos pelas duas grandes galerias.  Na mostra, predomina a pintura, mas encontramos também vídeos, bordado, desenho, cerâmicas que refletem a produção atual de uma das mais famosas escolas do Brasil.

    Mancha reúne os trabalhos de 22 artistas que convivem (ou conviveram) no ateliê do curso de pintura da UFRJ. Uma mesma escola forma o mesmo tipo de artista? Pintar é algo que se ensina ou se aprende? Quando podemos dizer que já sabemos pintar ou que somos bons pintores? Essas são algumas das provocações que a mostra propõe.

    Visitação: sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h, ou grupos em visita com hora marcada durante dias da semana.

    Onde: Piccola Arena – Estrada do Rocio 3507 (entrada pelo km 76 da BR 040/placa Cindacta), sentido Juiz de Fora-Rio. 

    Entrada gratuita.

    Sob as Jaqueiras, na Estação Jaqueira – No Vale do Cuiabá, está rolando a exposição Sob as Jaqueiras. Desta vez, o público interessado terá a chance de prestigiar a pluralidade dos trabalhos de quinze artistas de Petrópolis: Aline Klem; Ana Rondon; Andréa Loyola; Catita Raposo; Daniela Versiani; Denise Campinho; Fefa Reis; Gardenia Lago; Josiana Oliveiras; Lenice Reis; Luci Amaral; Nietta Monte; Thais Senra; Teresa Salgado e Vera Patury. Além disso, também estarão presentes os coletivos Flor de Barro e Casinhas. 

    Foto: Divulgação

    Onde: Estação Jaqueira – Estrada Ministro Salgado Filho, nº 2.781, Vale do Cuiabá
    Quando: até março de 2024
    Gratuito

    Leia também: Exposição coletiva “Sob as Jaqueiras”, no Vale do Cuiabá, exalta o trabalho artístico e poético de diversas mulheres da região

    Eventos permanentes em toda a cidade

    Feira ‘Cores e Sabores’ no Vale das Videiras

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Todos os sábados, das 10h às 14h, acontece a feira local ‘Cores e Sabores’, que celebra o melhor da gastronomia orgânica, artesanato e muito mais. Durante a feira, no Vale das Videiras, o público tem a oportunidade de conferir um grande variedade de alimentos frescos e saudável, diretamente da horta. Além disso, também é possível descobrir talentos locais, encontrar peças únicas e exclusivas, confeccionadas manualmente, além de produtos como cervejas artesanais, doces e outros.

    Onde: Quiosque das Videiras.
    Quando: Sábados, das 10h às 14h.
    Entrada gratuita.

    Todo dia é dia de yoga

    Foto: Reprodução / Redes Sociais

    Sempre aos domingos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” vem acontecendo com o objetivo de apresentar a prática à população gratuitamente nos jardins do Museu Imperial. Não se esqueça do seu tapetinho de yoga ou canga, além de água para se hidratar!

    Quando: Domingo (03), às 9h.
    Onde: Museu Imperial.
    Gratuito.

    Circuito Petrópolis Ecosol no Centro

    Espaço de pequenos produtores locais.

    Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico

    Quando: Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.

    Gratuito.

    Feira de Artesanato em Nogueira

    Onde: Av. Leopoldina, 398 – Praça de Nogueira.

    Quando: Sábados das 9h às 15h.

    Domingos e feriados das 9h às 13h.

    Gratuito.

    Foto: Divulgação

    Feira de Antiguidades no Centro 

    Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico.

    Quando: Domingos das 9h às 17h30.

    Gratuito.

    Últimas