• Exposição Franciscana de Presépios em Petrópolis celebrará os 800 anos do primeiro Presépio de Greccio, criado por São Francisco de Assis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Petrópolis se prepara para sediar uma exposição que vai unir arte, cultura e religiosidade. A Igreja do Sagrado Coração de Jesus, carinhosamente cuidada pelos frades franciscanos, será o cenário da exposição em celebração ao Jubileu dos 800 anos do Presépio de Greccio, criado por São Francisco de Assis, a partir deste sábado (02).

    “O Presépio de Greccio é um marco significativo na tradição cristã. Em 1223, São Francisco de Assis recriou o cenário do nascimento de Jesus em Greccio, Itália, promovendo uma representação viva e tangível da história da natividade. Essa inovação trouxe uma dimensão emocional e visual à celebração, aproximando as pessoas da mensagem do Natal. Ao longo dos séculos, o Presépio de Greccio inspirou inúmeras representações artísticas e se tornou uma parte essencial das festividades natalinas, lembrando-nos da simplicidade e significado profundo por trás da temporada festiva.”, conta um dos organizadores da mostra, Frei Edrian Josué Pasini.

    Com um total de 36 presépios e 19 miniaturas em exibição, a mostra reunirá os trabalhos de diversos países da Europa, Ásia, África e América Latina. Além disso, Petrópolis também vai marcar presença através do minucioso trabalho de artesãos locais. 

    Experiências e surpresas

    No próximo sábado (02), às 18h, petropolitanos e turistas serão recebidos por uma gruta que não apenas recria a atmosfera original de Greccio, mas também evoca a significativa gruta de Belém. A exposição não apenas celebra a tradição franciscana, mas também destaca a habilidade dos artistas de transmitir a mensagem do Natal por meio de suas criações. Nesse sentido, a grande experiência da exposição é permitir que o público viaje para diferentes países por meio das representações diversificadas do nascimento de Jesus. 

    A abertura oficial, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, será marcada por uma emocionante Cantata de Natal, às 18h. Na ocasião, um grande presépio também será inaugurado em frente à igreja, decorado com inúmeros detalhes. E, para tornar a experiência ainda mais especial, haverá uma surpresa especialmente para o público infantil. 

    Foto: Divulgação

    A Exposição Franciscana de Presépios, com realização da Editora Vozes, estará aberta ao público de 02/12/2023 a 07/01/2024, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, à Rua Montecaseros, 95 – Centro.

    Confira os dias e horários de visitação:

    Segunda a sexta-feira – 15h às 19h30;
    Sábados e domingos – 8h30 às 11h30; 15h às 19h30.
    Nos dias 31/12/2023 e 01/01/2024 a exposição estará fechada. A visitação é gratuita.

    Últimas