• Mais de mil pessoas assinaram documento contra fechamento da Escola Santa Luiza de Marillac

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2019 16:00

    Mais de mil pessoas assinaram o documento contra o fechamento da Escola Santa Luiza de Marillac, no Centro. O abaixo-assinado começou há uma semana e uma cópia foi entregue, na quarta-feira (25), ao bispo diocesano de Petrópolis Dom Gregório Paixão pedindo a ajuda para conseguir um novo prédio para o funcionamento do colégio. 

    “Queremos pedir a ajuda do bispo para que ele consiga um lugar para instalarmos a escola ou então, que consiga junto às irmãs do Colégio Santa Isabel que o Marillac continue onde está. Vamos também ao Ministério Público abrir um processo contra o fechamento da escola”, disse a mãe de uma aluna. “Conseguimos uma enorme mobilização de todos e esperamos uma resposta positiva do bispo”, ressaltou.

    Leia também: Pais de alunos fazem abaixo-assinado contra o fechamento da Escola Santa Luiza de Marillac

    O anúncio do encerramento das atividades da escola a partir de 2020 foi feito durante uma reunião com os pais no dia 11. A partir do ano que vem, segundo informou a direção do Colégio Santa Isabel, a instituição passará a oferecer ensino integral e para isso usará o imóvel onde funciona atualmente a Escola Santa Luiza de Marillac. Para o ano letivo de 2020, não serão mais abertas vagas para a unidade e o primeiro ano do Ensino Fundamental pela rede pública não será oferecido pelo colégio.

    O bispo da diocese de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB recebeu o abaixo-assinado dos pais e amigos da Escola Santa Luiza de Marilac e informou que vai encaminhar o documento para a direção geral da congregação das irmãs, que fica na França, pedindo que a escola continue funcionando. Além disto, o bispo vem atuando junto com a Prefeitura para ver a possibilidade de transferir a escola para outro local para que ela continue funcionando e as crianças sejam acolhidas. Dom Gregório Paixão lembra que a escola não pertence à Mitra Diocesana e sim à Congregação das Irmãs, mesmo assim vem atuando na busca de uma solução que atenda as crianças.

    Leia também: Escola Santa Luiza de Marillac pode encerrar as atividades em 2020

    O Marillac está há 55 anos em um prédio anexo ao Santa Isabel e foi cedido para a Prefeitura para atender estudantes da rede pública do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Atualmente, cerca de 270 crianças estão matriculadas na unidade. A escola funciona por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Congregação das Filhas de Caridade de São Vicente de Paula responsável pelo Colégio Santa Isabel. A instituição particular cedeu o espaço e o município arca com o corpo docente. 

     

    Últimas