• Escola Santa Luiza de Marillac pode encerrar as atividades em 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2019 15:56

    Funcionando há 55 anos na cidade, a Escola Santa Luiza de Marillac, no Centro, pode encerrar as atividades a partir de 2020. O anúncio foi feito na manhã de ontem para pais e responsáveis dos cerca de 225 alunos da unidade. A instituição funciona em um prédio anexo ao Colégio Santa Isabel que foi cedido para a Prefeitura para atender estudantes da rede pública do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. 

    A partir do ano que vem, segundo informou a direção do Santa Isabel, a instituição passará a oferecer ensino integral e, para isso usará o imóvel onde funciona atualmente a Escola Santa Luiza de Marillac. Para o ano letivo de 2020, não serão mais abertas vagas para a unidade e o primeiro ano do Ensino Fundamental pela rede pública já não será mais oferecido pelo colégio.

    Segundo a mãe de uma aluna do segundo ano do Fundamental, a direção do Santa Isabel não soube informar o que acontecerá com as turmas do segundo ao quinto ano a partir de 2021. “A única coisa que falaram é que precisam do prédio e que novas turmas não serão abertas. Queremos saber o que vai acontecer com os alunos que continuarão lá. Qual a previsão para fechamento da escola? Para onde eles serão transferidos?”, questionou.

    A Escola Santa Luiza de Marillac ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado no ano passado. A unidade tirou nota 7.2 nas turmas do primeiro ao quinto ano, superando a meta para 2017, que era de 7. Com este índice, o colégio também já superou a meta estabelecida para 2019.

    Leia também: Audiência pública debaterá a instalação de escola militar em Petrópolis

    Leia também: Anúncio de instalação de escola militar no prédio do Liceu Municipal gera polêmica

    “A escola é de excelente qualidade e não queremos que acabe. Queremos nossos filhos estudando lá”, disse a mãe. Ela contou que os pais criaram um grupo e deram um prazo até 10 de outubro para que a Secretaria de Educação dê uma definição sobre o que vai acontecer com a escola em 2020 e para onde os alunos serão transferidos a partir do ano que vem.

    A Prefeitura, em nota, negou o fechamento da unidade. Segundo a Secretaria de Educação,  a notícia sobre a redução do número de matrículas foi dada pela direção do Colégio Santa Isabel em reunião realizada com os pais e responsáveis. “A Secretaria de Educação vai se reunir com a direção da instituição para buscar a melhor solução para a questão”, informou a nota. 

    A escola funciona na Rua Marechal Deodoro por meio de um convênio entre a Prefeitura e a Congregação das Filhas de Caridade de São Vicente de Paula, responsável pelo Colégio Santa Isabel. A instituição particular cedeu o espaço e o município arca com o corpo docente. Ao todo, 270 alunos do ensino fundamental são atendidos na unidade. 

    Últimas