• Estado cria calendário único de vacinação, mas municípios recebem menos doses do que o esperado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/04/2021 13:47
    Por Luana Motta

    O governador em exercício Cláudio Castro, anunciou na última terça-feira(30) a criação de um Calendário Único de Vacinação para a covid-19 para os 92 municípios do estado. O objetivo é que a vacinação avance de forma unificada em todos os municípios. Mas já na primeira remessa em que vigora a medida, os municípios foram frustrados com o baixo número de doses enviadas. Foram distribuídas apenas 14,7 mil vacinas da 1ª dose da Coronavac em todo o estado.

    O calendário unificado segue as recomendações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), de acordo com a Nota Técnica 297, divulgada pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira(31). Nela, fica recomendada a vacinação dos segmentos das forças de segurança e salvamento, bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia. E também amplia para a população na faixa etária de 65 a 69 anos.

    Leia também: Petrópolis entra na bandeira roxa para indicativos de óbitos e internações em UTI por covid-19

    A expectativa era de que já fosse anunciada a data para o início da imunização desses públicos, mas com o baixo número de doses enviadas, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não informou o que será feito. Petrópolis recebeu apenas 270 vacinas para aplicação da 1ª dose. De acordo com as orientações da Secretaria de Estado de Saúde, 90 delas deverão ser destinadas a vacinação de profissionais de forças de segurança e 180 devem ser destinadas a vacinação de idosos na faixa etária entre 65 e 69 anos. Proporcionalmente distribuídas – conforme a determinação do Estado – as 270 doses enviadas correspondem a cerca de 6% do grupo pertencente as forças de segurança e aproximadamente 1% dos idosos na faixa etária entre 65 e 69 anos.

    Municípios vizinhos a Petrópolis receberam ainda menos doses:

    • Areal recebeu 30 doses;
    • Guapimirim recebeu 30 doses;
    • Magé recebeu 180 doses;
    • Paraíba do Sul recebeu 40 doses;
    • São José do Vale do Rio Preto recebeu 20 doses;
    • Teresópolis recebeu 150 doses;
    • Três Rios recebeu 60 doses.

    No entanto, os municípios não estão obrigados a seguir o calendário unificado do Governo do Estado. Alguns municípios inclusive já estavam vacinando pessoas a partir de 65 anos, antes mesmo do anúncio de Castro. Como é o caso de alguns municípios da Baixada Fluminense como Duque de Caxias (acima de 65 anos), Nova Iguaçu (acima de 69 anos), e a capital, Rio de Janeiro (acima de 60 anos).

    O envio de doses pela SES depende da compra e entrega de remessas da vacina pelo Ministério da Saúde. Até está quinta-feira (01), o Governo do Estado recebeu, 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca. Com as entregas realizadas nesta sexta-feira (02), foram distribuídas (incluindo as doses para o público a partir de 70 anos) 4.374.120 doses dos imunizantes, sendo 2.749.540 para primeira aplicação e 1.624.580 para segunda aplicação.

    Saúde aguarda chegada de mais vacinas para ampliação das faixas etárias

    Hoje (03), Petrópolis segue com a vacinação para a faixa etária acima de 70 anos. Desde o início da campanha, em 19 de janeiro, Petrópolis recebeu 44.695 vacinas referentes a primeira dose, considerando as doses entregues nesta sexta-feira(2). Até o dia 1º de abril, o município vacinou 30.347 pessoas e mais de 13 mil já estão com a vacinação agendada.

    Leia também: Com 98% dos leitos de UTI covid-19 ocupados, município assume administração de leitos do HCC

    De acordo com o secretário de saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho, na próxima semana será realizada uma reunião com o Governo do Estado para discutir as determinações do novo calendário unificado.

    “Na segunda-feira a equipe da Epidemiologia terá uma reunião com representantes da Secretaria de Estado para que sejam repassadas orientações em relação à vacinação do novo público estabelecido pelo Estado, para que seja possível iniciarmos o alinhamento do calendário. Mas é importante deixar claro que dependemos do envio de mais doses. Por enquanto, seguimos com a vacinação de pessoas com mais de 70 anos, explica o secretário de Saúde.

    Campanha de vacinação acontece em 10 pontos de apoio

    A vacinação para idosos com mais de 70 anos segue sendo realizada neste sábado(3) no  Petropolitano Football Club (na Avenida Roberto Silveira), na Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas, e nos  pontos, que atendem no sistema de drive thru, no Parque Municipal (em Itaipava), no campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro ou na área ao lado da quadra da UCP, no Bingen. Em todos os pontos a vacinação acontece das 9h às 16h.

    Na segunda-feira, dia 05 de abril, dois novos pontos de vacinação serão abertos: no Alto da Serra e no distrito da Posse. No estacionamento do Hiper Shopping, no Alto da Serra, será instalado um drive thru, e a vacinação estará disponível de segunda a sábado de 9h às 16h. Já no distrito da Posse o ponto de vacinação funcionará na sede do antigo Posto de Saúde (PSF) da Posse, na Estrada União Indústria, 33.530 – em frente ao CIEP Gabriela Mistral. Neste ponto o horário de atendimento será diferenciado e a vacinação será realizada das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.  Por dia serão 200 vagas para vacinação no drive thru do Alto da Serra e 150 vagas para o posto da Posse. 

    Além dos dois novos pontos, a vacinação segue sendo realizada no Clube Palmeira, no Itamarati, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin e Quitandinha, que funcionam de segunda a sexta-feira das 9h as 16h.

    Para a vacinação, o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Em todas as unidades o cadastro é distribuído em horários da manhã e da tarde e a Secretaria de Saúde orienta que as pessoas respeitem o agendamento, comparecendo aos locais de vacinação no período estabelecido. Em caso de dúvidas, os dados sobre o agendamento podem ser consultados após o cadastro pelo endereço eletrônico: https://smspetropolis.net.br/consultaVacina.html

    Idosos que tenham dificuldade para acessar a internet podem fazer o agendamento pelos telefones 2233-8850 ou 2233-8852. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

    Últimas