• Em Petrópolis, mais de 1.550 crianças estão na fila por vagas em creche, aponta listagem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/11/2021 15:44
    Por Jussara Madeira

    Mais de 1.550 crianças estão na fila de espera por uma vaga nos Centros de Educação Infantil (CEIs) do município, segundo a listagem publicada no site da Prefeitura de Petrópolis. Ao todo, a cidade possui 51 unidades para atender as crianças de zero a cinco anos, número ainda insuficiente para atender à demanda. O tempo de espera para ingressar nas creches públicas ainda é grande.

    Leia também: Enquanto 57 crianças aguardam por vaga em creche no Independência, CIEP continua sem uso

    Desde 2019, Daniela Mendes aguarda uma vaga para a filha em uma creche municipal. Sua filha entrou para a fila quanto tinha um ano. No próximo mês, a criança completará quatro anos de idade sem ainda ter conseguido ingressar em um dos CEIs do município.

    “Eu sempre trabalhei fora e neste tempo tive que contar com a boa vontade de parentes e vizinhos para ficar com minha filha”, contou a mãe. “Eu não tenho condições de pagar uma creche particular, e assim como eu, muitas mães vivem esta situação”, revelou.

    A filha de Daniela aguardava uma vaga no CEI Carangola, onde hoje, existem 53 crianças esperando para serem matriculadas. Atualmente, com a mudança da família para a comunidade Oswaldo Cruz, a menina migrou para outra fila, a CEI Lions Clube de Petrópolis, no Valparaíso, onde a fila de espera é bem menor. Ela aguarda pela vaga juntamente com mais 13 crianças.

    Em janeiro de 2020, a lista de espera da prefeitura para vagas nos CEIs constava com 1.400 crianças. Apesar da abertura de quatro novos centros de educação infantil no ano passado, ao longo deste período novos pedidos de vagas foram feitos.

    A reportagem da Tribuna fez contato com a Prefeitura para comentar o assunto, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

    Últimas