
Prefeitura fará grande campanha para defender vinda do supercomputador de inteligência artificial para Petrópolis
A Prefeitura vai entrar de cabeça na luta para que o Governo Federal traga o supercomputador de inteligência artificial para Petrópolis. O secretário de Planejamento, Fred Procópio, anunciou, durante evento no Serratec, que o município irá instalar um comitê intersetorial que irá unir diversas instituições: além do governo municipal e da Câmara, farão parte universidades, empresas e instituições que representam diversos segmentos da sociedade civil organizada e da economia do município. O supercomputador é um dos cinco mais potentes do mundo e é uma ação prevista no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Há um ano, o Governo Federal havia prometido a instalação do equipamento em Petrópolis. No entanto, com o passar do tempo, o discurso mudou: o MCTI diz que o local ainda não foi definido e a Prefeitura do Rio está jogando pesado para levar o investimento para a capital.
Tecnologia já representa 10% do PIB de Petrópolis
Fred anunciou a criação do comitê intersetorial durante reunião de transição da gestão da associação que reúne as empresas de tecnologia da Região Serrana. Gustavo Braz, da Orange, passou o bastão para Alexandre Macedo, da Info4. O Serratec nasceu como instituição formal há cinco anos e representa a grande força que a tecnologia já tem para a economia da cidade: hoje, 10% do nosso PIB é gerado por empresas do setor. Com o avanço da inteligência artificial, esse segmento ganha ainda mais protagonismo. Durante o evento, Procópio garantiu, ainda, que a atual gestão da Prefeitura terá um olhar mais carinhoso para o setor, cujo crescimento até agora dependeu muito mais do esforço das empresas do que do apoio governamental.
Outro destino
O presidente da Câmara, Júnior Coruja, atendeu o pedido da Prefeitura para a devolução de R$ 4 milhões. Mas a destinação foi específica para as despesas (ou seja, folha de pagamento) com inativos e pensionistas do Poder Executivo. O pedido do município havia sido para custear a saúde.
Sem margem
Durante a sessão da Câmara, Coruja avisou: esses R$ 4 milhões são tudo o que a Câmara tinha de sobra, após cálculos das equipes técnicas, não sendo possível outra devolução em caso de novo aperto das contas municipais.
Hingo fala em reabrir Theatro Dom Pedro ainda este ano
O prefeito Hingo Hammes esteve na capital ontem para participar de uma roda de conversa do Diálogos RJ – Cultura em Movimento. O evento foi promovido pelo jornal O Globo para discutir a potência cultural do Estado. No evento, Hingo deu uma nova esperança para os chamados fazedores de cultura e o público, que aguarda a reabertura do Theatro Dom Pedro após seis anos fechado. Segundo o prefeito, faltava apenas a licitação do ar condicionado, o que já foi feito. Ele disse que agora é fazer a instalação para poder entregar o equipamento – claro, depois de uma revisada pra ver se está tudo direitinho. HH falou em entregar o espaço “até o fim do ano”.
Aluga-se
O fechamento da padaria 5 Chaves, ali perto da Rodoviária do Centro, é mais um capítulo da crise econômica que afeta o comércio e os serviços. É mais um episódio da perda de estabelecimentos comerciais que eram tradição da cidade – neste caso, a padaria durou quase 40 anos – e que, com o tempo, ficam apenas na história. E mostra que é preciso um olhar mais carinhoso com essa parte do Centro, que, apesar do grande fluxo de pessoas, sempre foi relegada a segundo plano.
Ô povo maldoso
Foi só a coluna dedurar que vem aí um novo meio de comunicação na praça, com o apoio do ex-procurador Miguel Barreto e uma turma de larga experiência, que tem gente dizendo que o veículo vai ocupar o canal 40 da TV a cabo. Calma, galera.
Terceira via
Começou tão agitada a disputa entre Eduardo Paes e Rodrigo Bacellar pelo Governo do Estado que um grupo de prefeitos e ex-prefeitos, incomodada com os dois, já busca um terceiro nome. O movimento teria a participação do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho e do inefável Washington Reis (ambos cotados para o barco de Paes). Será que teve alguém da terrinha nesses encontros?

Contagem
Estamos há 2 anos, 1 mês e 29 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br.