• Crise no transporte público em Petrópolis continua e tem novos capítulos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/11/2023 13:22
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A crise no transporte público em Petrópolis continua. Os dois novos capítulos da situação foram registrados nesta terça-feira (28) e envolvendo ônibus da viação Petro Ita. Na madrugada, um veículo da empresa pegou fogo no Quitandinha, e no fim da manhã, um microônibus colidiu em uma mureta, na Rua Washington Luiz, quase caindo no rio, após o motorista, segundo informações preliminares, ter perdido o controle do veículo.

    Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Saiba mais: Ônibus da Petro Ita pega fogo no Quitandinha na madrugada desta terça-feira

    As denúncias sobre a atual situação dos ônibus no município, em especial, das empresas Petro Ita e Cascatinha, são recorrentes, e o mês de novembro tem sido marcado, assim como em meses anteriores, por acidentes e quebras, o que escancara ainda mais a precariedade do sistema.

    No dia 9 de novembro, o veículo de número 2085, que fazia a linha Roncoroni, da Petro Ita, perdeu o freio e colidiu no muro de uma residência, na Rua Elisio de Carvalho, no Morin. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local prestando os primeiros atendimentos. Muitas crianças, segundo moradores, viajavam neste carro, já que o horário era de entrada e saída das escolas. Aproximadamente 40 pessoas estavam dentro do coletivo, que já havia sido reprovado em vistoria da CPTrans, no momento do acidente.

    Acidente registrado no Morin, no dia 9 de novembro.
    Foto: Reprodução/Redes Sociais

    Leia também: Ônibus envolvido em acidente desta quinta no Morin já havia sido reprovado em vistoria da CPTrans

    CPTrans realiza vistorias, identifica irregularidades, mas ônibus continuam rodando

    Após o caso registrado no Morin, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans havia informado que o veículo envolvido no acidente já havia sido reprovado em vistorias realizadas. No entanto, o carro continuou circulando, e somente após o episódio, o município anunciou medida sobre o tema, que no caso, foi a intervenção da linha Nelson Roncoroni via Eugênio Werneck.

    Leia também: Transporte público: Petrópolis teve pelo menos 73 registros de quebras de ônibus em outubro

    O Ministério Público também formalizou, neste mês, um requerimento à 4ª Vara Cível solicitando que 34 veículos da empresa fossem substituídos devido à reprovação dos carros em vistoria realizada pela CPTrans.

    Quebras, quebras e mais quebras

    Segundo um levantamento feito pelos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) – representantes da sociedade civil, Petrópolis teve, pelo menos, 73 quebras de ônibus durante o mês de outubro (os dados de novembro ainda não foram divulgados).

    Saiba mais: Ônibus quebra no Jardim Salvador e destrói placa e pequena construção

    Segundo o documento, a cidade registrou quebras de ônibus, por pelo menos, 24 dias no último mês. Vale ressaltar que os números não são oficiais, uma vez que a planilha é feita através de levantamento informal realizado pelos representantes da sociedade civil do conselho, e o número pode ser ainda maior.

    A líder em registros foi a Petro Ita, com 48 ônibus quebrados. Em seguida, aparece a Cascatinha, com 20 e a Turp Transportes, com 5. Somente em um dia, o veículo 5012, da Cascatinha, quebrou três vezes. No documento, não aparecem registros de quebras dos coletivos da Cidade Real e Cidade das Hortênsias.

    Últimas