• Transporte público: Petrópolis teve pelo menos 73 registros de quebras de ônibus em outubro

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  • 04/11/2023 17:52
    Por Maria Julia Souza

    Já não é de hoje que os petropolitanos se mostram insatisfeitos com o serviço oferecido pelas empresas de ônibus da cidade – Turp Transporte, Petro Ita, Cascatinha, Cidade das Hortênsias e Cidade Real. Segundo um levantamento feito pelos membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran) – representantes da sociedade civil, Petrópolis teve, pelo menos, 73 quebras de ônibus durante o mês de outubro.

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    Segundo o documento, a cidade registrou quebras de ônibus, por pelo menos, 24 dias no mês. Vale ressaltar que os números não são oficiais, uma vez que a planilha é feita através de levantamento informal realizado pelos representantes da sociedade civil do conselho, e o número pode ser ainda maior.

    A líder em registros é a Petro Ita, com 48 ônibus quebrados. Em seguida, aparece a Cascatinha, com 20 e a Turp Transportes, com 5. Somente em um dia, o veículo 5012, da Cascatinha, quebrou três vezes. No documento, não aparecem registros de quebras dos coletivos da Cidade Real e Cidade das Hortênsias.

    Estacionamento irregular prejudica viagens

    Outro problema recorrente na cidade é o estacionamento irregular, que é uma das principais causas de dificuldade na mobilidade urbana em Petrópolis. Recentemente, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) abriu uma licitação para contratação de reboques. Atualmente, os reboques são contratados de forma pontual.

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    Ainda segundo o documento, oito linhas tiveram perdas de viagens decorrentes do estacionamento irregular.

    Audiência Pública é realizada na Câmara de Vereadores

    Na última quarta-feira (1º), uma audiência pública, presidida pela vereadora Júlia Casamasso aconteceu na Câmara Municipal de Petrópolis, com a presença de representantes da sociedade civil e do presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, para debater os problemas no transporte público na cidade, além de apresentar soluções para a melhoria. As empresas de ônibus também foram convidadas para a sessão, no entanto, nenhum representante foi enviado.

    “Temos que aproveitar que a concessão da Cascatinha e da Petro Ita acabam em 2025, para mudarmos, para repensarmos o modelo de transporte público, para sermos capazes de municipalizar a gestão e a operação do transporte no nosso município”, disse a vereadora.

    Uma das possibilidades apresentadas na audiência foi a tarifa zero, levando exemplos de cidades que oferecem o transporte público gratuito a população.

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