• Ônibus envolvido em acidente desta quinta no Morin já havia sido reprovado em vistoria da CPTrans

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2023 08:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O ônibus da viação Petro Ita, número 2085, envolvido no acidente desta quinta-feira (09), na Rua Elisio de Carvalho, no Morin, e que fazia a linha Roncoroni – 464, já havia sido reprovado em vistorias realizadas pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans. No entanto, o carro continuou circulando, e somente após o episódio de ontem, o município anunciou medida sobre o tema, que no caso, será a intervenção da linha Nelson Roncoroni via Eugênio Werneck.

    De acordo com a Prefeitura, os trâmites legais para a intervenção já estão sendo adotados pela companhia.

    Vistorias

    Segundo o município, a CPTrans realizou uma vistoria em setembro deste ano, e na ocasião, foram constatadas irregularidades no veículo envolvido no acidente. A empresa teria sido notificada a fazer os ajustes. No entanto, em outubro, em nova vistoria, o carro foi reprovado novamente e a empresa multada.

    Acidente desta quinta

    Na tarde desta quinta-feira (09), o ônibus que fazia a linha Roncoroni, da Petro Ita, perdeu o freio e colidiu no muro de uma residência, na Rua Elisio de Carvalho, no Morin. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local prestando os primeiros atendimentos. Muitas crianças, segundo moradores, viajavam neste carro, já que o horário era de saída de escola.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 40 pessoas estavam dentro do coletivo no momento do acidente. Ainda de acordo com a corporação, duas vítimas foram atendidas e encaminhadas para o Hospital Santa Teresa com ferimentos moderados. Outras duas vítimas foram atendidas pelo Samu, que não informou para onde elas foram encaminhadas.

    Em nota, a Petro Ita informou que “está totalmente mobilizada, com equipes à disposição dos passageiros, para atender todas as necessidades, diante do ocorrido.”

    Presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara vai acionar o MP

    O presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara Municipal, vereador Hingo Hammes, informou ontem (09) que vai acionar o Ministério Público, para cobrar do Poder Executivo medidas efetivas, a fim de sanar os problemas nos serviços oferecidos pelas empresas de transporte, em especial PetroIta e Cascatinha.

    Citando o acidente, ele frisou os riscos de deixar nas ruas ônibus sem condições de circulação, e lembrou que intervir apenas na linha onde houve o acidente é “ignorar o tamanho do problema”.

    Registro de quebras

    Segundo levantamento não oficial dos conselheiros do Comutran – representantes da sociedade civil, no mês de outubro, segundo o documento, foram pelo menos quatro quebras do carro 2085: nos dias 03, 04, 08, e 30. Os registros foram feitos através de denúncias e relatos dos usuários do transporte público. Vale destacar que o documento é informal, e que o número de quebras pode ter sido ainda maior.

    Últimas