• Empresas de ônibus dizem que flexibilização não aumentou quantidade de usuários

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/06/2020 13:12

    O Sindicato das Empresas de Transporte de Petrópolis (Setranspetro) informou à Tribuna em nota que o início do plano de abertura gradual do comércio e funcionamento das atividades econômicas e sociais no município de Petrópolis nesta semana, não impactou em qualquer tipo de variação no número de passageiros nos ônibus. As empresas disseram que verificaram, através de levantamento da bilhetagem eletrônica, que a demanda de clientes transportados na segunda-feira (1) e terça (2) foi equivalente à mesma registrada no primeiro dia útil do mês de maio (4).

    Leia também: Início da flexibilização em Petrópolis não garantiu normalidade no transporte público

    O sindicato afirma que a com queda entre 65% e 75%, as empresas continuam adotando uma operação “dinâmica e mais adequada à demanda atual, com adaptações diárias e semanais, de acordo com o retorno gradual das atividades na cidade e as ondas adotadas pelo governo”. O Setranspetro na informou quais horários as linhas estão operando e solicitou que os usuários acessem os aplicativos gratuitos e disponíveis para Android e IOS, que mostram onde os ônibus estão em tempo real, por meio do sinal de GPS, e os outros canais de informação das empresas. Nos próximos dias, disse o sindicato, as operadoras também vão divulgar novos canais de comunicação específicos para a verificação dos horários dos ônibus em período de pandemia.

    Na nota, o Setranspetro informou ainda que “a adoção do quadro de horário mais flexível e o compartilhamento de linhas entre os bairros foram algumas das alternativas encontradas para atender a população diante da abrupta queda de arrecadação, e também como alternativa para a garantia dos mais de dois mil empregos dos rodoviários, pois o grupo de risco está com o contrato suspenso e uma boa parte dos colaboradores com redução de jornada de trabalho, de acordo com a Medida Provisória 936”.

    O Setranspetro ainda reforçou na nota “que todos os bairros e regiões estão sendo atendidos pelos ônibus em Petrópolis. Entretanto, todas as medidas de isolamento adotadas para conter o avanço do novo Coronavírus, assim como o plano de retomada gradual das atividades na cidade provocaram mudanças radicais na vida das famílias, da sociedade e na gestão das empresas e obrigaram as mesmas a adotarem novas formas de funcionamento para garantir que continuem existindo e prestando serviço”.

    Leia também:

    Moradores do Sargento Boening cobram linha de ônibus suspensa durante pandemia

    Recursos do PAC Encostas são usados para indenizar empresas Petro Ita e Cascatinha

    Últimas