• UPA de Cascatinha começa atendimento de casos de Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2020 18:19

    Teve início nesta segunda-feira (1) o atendimento de casos de Covid-19 na UPA de Cascatinha. A unidade passou por adaptação e agora conta com 16 leitos de UTI já disponíveis para internação imediata. Outros nove serão disponilizados durante esta semana, o que dá um total de 25 leitos, sendo um infantil. Todos os leitos são exclusivos para casos da doença.  Segundo a prefeitura informou nesse domingo (31), o único serviço mantido no local é o de odontologia, que é presado em uma área isolada.

    Os pacientes que precisarem de outros tipos de atendimento deverão se dirigir às UPAs Centro e Itaipava, ao Pronto Socorro do Alto da Serra e ao Posto de Urgência (PU) no Hospital Alcides Carneiro, em Corrêas.

    Para ter o atendimento redirecionamento aos pacientes com Covid-19, a UPA de Cascatinha passou por limpeza completa e recebeu novos equipamentos, entre eles respiradores mecânicos, monitores cardíacos e bombas de infusão. Outra medida adotada foi a abertura de um acesso exclusivo à unidade para os funcionários, de modo que eles possam se paramentar com os equipamentos de proteção individual antes de acessarem a área de uso dos pacientes, o que reduz o risco de contaminação.

    A unidade vai contar com equipes já capacitadas ao tratamento do novo Coronavírus. Distribuídos em dois plantões, a UPA terá quatro médicos, um médico chefe de plantão, quatro enfermeiros, um coordenador de enfermagem, dois fisioterapeutas intensivistas, dois técnicos de laboratório, dois técnicos de raio-x, um médico pediatra e um técnico em hemodiálise. Segundo a coordenadora médica da UPA, Dra. Jéssica Villar, a unidade é a única do país a contar com o serviço de hemodiálise voltado aos pacientes da COVID-19. Uma UTI Móvel também vai permanecer no local para casos de necessidade de remoção de pacientes.

    De acordo com a prefeitura, a mudança na UPA de Cascatinha é temporária, enquanto durar a pandemia. Os atendimentos convencionais serão retomados após essa fase.

    Leia também: Prefeito diz que não seguirá o Estado e manterá plano municipal de flexibilização

    *Atualizado às 17h04

    Últimas