• Prefeito diz que não seguirá o Estado e manterá plano municipal de flexibilização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/05/2020 10:48

    O prefeito Bernardo Rossi disse em entrevista à Tribuna na manhã desta segunda-feira (1) que seguirá o plano municipal de flexibilização das medidas restritivas para evitar a disseminação do novo coronavírus mesmo que o Governo do Estado adote a reabertura das atividades econômicas. Segundo ele, os decretos estaduais (que devem ser assinados pelo governador Wilson Witzel ainda nesta segunda) serão avaliados pela Procuradoria do Município e pelas equipes técnicas da Prefeitura. 

    “A flexibilização é avaliada diariamente pelos técnicos da secretaria de Saúde e todas as medidas são adotadas com base nesses critérios. Hoje [segunda-feira] estamos dando início à primeira fase de abertura, com a autorização de funcionamento das atividades da onda branca. Na próxima semana, dia oito, será a vez da onda amarela. Tudo será feito com muita responsabilidade”, disse o prefeito.

    Leia também: Parte do comércio reabre as portas depois de quase 70 dias com lojas fechadas

    De acordo com os esboços dos novos decretos estaduais, a reabertura gradual das atividades econômicas começa no dia oito e, no dia 21, todos os setores estarão autorizados a abrir. O uso de máscaras também será obrigatório em todos os estabelecimentos e nas ruas de todo o Estado. No esboço, o governador acrescenta que a aplicação das medidas estabelecidas é uma recomendação às prefeituras, mas cada uma delas tem autonomia para fazer seu próprio decreto.

    O Plano Municipal de Reabertura do Comércio e Serviços elaborado pela Prefeitura de Petrópolis começou a ser colocado em prática nesta segunda-feira (1). No documento, os segmentos foram separados por cores e devem seguir normas de horários e de funcionamento. Nesta primeira etapa, chamada de onda verde foram autorizados a reabrir estacionamento rotativo e particular; papelaria e loja de suprimentos para escritório; lavanderia; conserto de equipamentos elétricos e eletrônicos; ótica; restaurante, lanchonete e congêneres às margens da BR-040; concessionária e agência de veículos; consultório médico e odontológico; loja de tecidos, armarinhos, artigos de costura e congêneres; loja de autopeças e chaveiro. 

    Leia também: Equipes da Prefeitura saem às ruas para orientar e fiscalizar a reabertura do comércio

    Na próxima segunda-feira (8), começa a onda amarela com autorização para abrir comércio ambulante; agência de publicidade; loja de vestuário, acessórios, calçados e afins; comércio de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos; imobiliária; loja de equipamentos de informática; escritório de contabilidade, advocacia e congêneres; joalheria e relojoaria; agência de turismo; estúdio de pilates/massagem e fisioterapia (com atendimento individualizado); salão de beleza e barbearia. 

    A Prefeitura ainda está analisando a abertura de outros setores no dia 8, entre eles academias, shoppings centers, restaurante, bares e comércio em geral. Outros segmentos como cinemas, teatros, realização de shows e eventos, pontos turísticos, retorno das aulas e dos ônibus do turismo estão na onda vermelha e ainda não tem data para começar.

    Leia também:

    Presidente do Sicomércio vê cenário sombrio pós-Covid: 50% dos estabelecimentos podem encerrar as atividades em Petrópolis

    Petrópolis: após 5,5 mil demissões em dois meses, retomada das atividades é pontapé para recuperação econômica, diz especialista

    Últimas