• Trabalhadores enfrentam dificuldade em solicitar seguro-desemprego

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  • 21/04/2020 09:10

    O Ministério do Trabalho suspendeu o atendimento presencial por tempo indeterminado e concentrou o atendimento nos canais virtuais e telefônicos. Mas muita gente está com dificuldade para acessar os serviços, especialmente o seguro-desemprego. 

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    “No site diz que o serviço está indisponível. Tento ligar e só da linha ocupada ou congestionada. Sai de casa cedo pra ir até o Ministério do Trabalho e cheguei lá fechado, só um aviso na porta dizendo para ligar ou acessar o site”, disse Leiliane Borges, de 35 anos, moradora de Pedro do Rio. Ela está desde o dia 27 de março tentando dar entrada no benefício do seguro-desemprego.

    Além do risco de perder o prazo para solicitação, sua preocupação é com a sua renda para se manter neste período. “Não posso pedir o auxílio emergencial e não consigo dar entrada pelo atendimento. Isso está me preocupando. São 120 dias para solicitar, mas não sei como isso vai ficar. E provavelmente não sou apenas eu, mas muitos desempregados”, disse. A trabalhadora é uma entre vários relatos que vem sendo feitos a Tribuna nas últimas semanas, de pessoas que estão encontrando dificuldades para ter acesso aos serviços do Ministério do Trabalho.

    O aumento no número de demissões, e a suspensão dos serviços presenciais gerou uma demanda que o Ministério do Trabalho está tendo dificuldades para suprir. Segundo o Ministério, em razão da suspensão do atendimento presencial e o redirecionamento da demanda para o telefone, têm congestionado essa opção de prestação remota do serviço. Para minimizar esses problemas relatados pelos cidadãos, foram adotadas soluções alternativas pelas unidades de atendimento federais do Ministério da Economia, que estão funcionando em atendimento remoto para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online. E disse que está em andamento a contratação em modalidade emergencial de ampliação das posições de atendimento da central Alô Trabalho 158, o principal canal para orientações e serviços.

    O Ministério do Trabalho foi consultado sobre os relatos dos trabalhadores, e esclareceu que tem redobrado os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro-desemprego. E informou que o seguro-desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial. Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos, há a opção do Portal de Serviços do governo federal gov.br, em que a solicitação do seguro-desemprego está em destaque logo na entrada da página.

    As Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail aos segurados que encontram problemas na realização da solicitação pelo site ou pelo aplicativo. No Rio de Janeiro, por exemplo, o e-mail é trabalho.rj@mte.gov.br. Para assegurar o atendimento da demanda em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi estabelecida uma fila única nacional que aproveita a capacidade instalada das demais regiões no processamento dos pedidos direcionados a essas unidades da federação.

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