• Sem obra prometida, comunidade do Atílio Marotti sofre com a chuva

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/10/2018 16:13

    O Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, na Barão do Rio Branco, foi invado por lama e esgoto após uma pedra fechar a boca de uma manilha da rede de captação de águas pluviais que está rompida no Bairro Atílio Marotti. A enxurrada ocorreu no último sábado, durante o temporal. Nessa segunda-feira, homens da Comdep, com a ajuda de máquinas, faziam a limpeza do pátio da unidade de ensino. A comunidade ainda aguarda uma solução definitiva para o problema, já que o rompimento da manilha se deu há sete meses. A Prefeitura garante que as obras terão início ainda esta semana.  

    Leia também: Sem acesso para ônibus, kombi transporta  moradores da parte alta do Atílio Marotti

    Leia também: Moradores do Atílio Marotti fazem manifestação por obras e melhorias no transporte público

    Em março, um trecho da rede de manilhas de águas pluviais na Rua Atílio Marotti, no Quarteirão Brasileiro, cedeu e provocou o desmoronamento de uma encosta. Um trecho da Servidão Atílio Marotti, que dá acesso à rua principal, foi destruído. A garagem de uma casa está interditada até hoje. Os ônibus que atendem o bairro tiveram que ser trocados por micros.

    Desde então, os moradores esperam alguma solução definitiva. A Secretaria de Obras canalizou a água para uma manilha, de menor circunferência. Com o volume de chuvas registrado no sábado, o esquema de escoamento não deu vazão, provocando deslizamento de pedras na entrada da manilha e sobre uma caixa d’água. Toda a água captada pela parte de cima da rede foi parar no pátio da escola.

    “A Defesa Civil esteve aqui e já olhou. Disse que minha casa não está em risco. Informaram que as obras começam amanhã (hoje)”, disse o aposentado Paulo César Alves, de 60 anos. A casa dele é a mais próxima do local onde houve o rompimento da manilha.

     A demora na realização do serviço já foi alvo de manifestações dos moradores, já que há riscos de novos deslizamentos, a servidão está destruída e um buraco continua aberto jorrando água e esgoto. O cheiro no local é bastante desagradável, atraindo mosquitos e outros animais nocivos à saúde. 

    Leia também: Moradores do Atílio Marotti fecham a Av. Barão do Rio Branco e cobram obras de contenção

    Segundo a Prefeitura, a empresa MacPort Estrutura, responsável pela obra de contenção de encosta e reconstrução do Atílio Marotti, no Quarteirão Brasileiro,vai começar a montar o barracão de apoio aos funcionários esta semana e, em seguida, dará início ao trabalho no local. A nota informou que será construído no local um novo sistema de drenagem junto uma obra de contenção – uma cortina atirantada em muro de gabião com instalação.

    Em relação à escola, a Prefeitura informou que a lama atingiu apenas o pátio do Liceu Carlos Chagas e, por isso, as aulas serão retomadas hoje normalmente. Uma equipe da Comdep iniciou a limpeza na área externa da escola ontem e voltará ao local nesta terça-feira (16).



    Leia também: Buraco no Valparaíso põe condutores em risco

    Últimas