Primeira vinícola do Estado do Rio de Janeiro fica bem pertinho do centro de Secretário
Não é só de cerveja que vive o Rio de Janeiro, a produção de vinho vem ganhando destaque a cada ano e a primeira vinícola do Estado fica bem pertinho do centro de Secretário, a apenas cinco quilômetros na localidade de Sebollas, em Paraíba do Sul. Quem passa por aquelas bandas nem imagina que a Inconfidência começou a fabricar vinhos há quase uma década. Hoje já são 20 mil mudas de uvas plantadas em cinco hectares, que rendem três mil garrafas anualmente. A produção é toda artesanal que garante uma bebida exclusiva e de qualidade.
Produzir vinhos bons no Rio de Janeiro parecia algo distante, mas a inclusão de novas técnicas e estudos tornou possível a produção no Estado. Diferente das cidades serranas do sul do país, o plantio de uvas na Serra Fluminense tem a poda invertida, ou seja, em vez de realizar a colheita no verão, quando as chuvas são intensas e podem prejudicar o sabor e os aromas das uvas, elas são retiradas no inverno.
Leia também: Vinho petropolitano é premiado em competição nacional
“Assim temos um vinho de qualidade com a garantia de uma quantidade de açúcar, a acidez e o PH necessários”, disse o gerente da vinícola André Luiz Gonçalves dos Santos, de 34 anos. Há nove anos ele trabalha na fazenda que conta com uma área de 200 alqueires. Com o sucesso da produção e venda dos vinhos, será criada ainda este ano um espaço para receber os visitantes e uma loja. “Atualmente a degustação é feita longe da plantação, a ideia é deixar tudo perto para que o visitante possa ter uma experiência completa em uma mesma área”, disse o gerente.
De acordo com dados do governo do Estado, a uva ganhou espaço na agricultura fluminense e desde 2009, mais de 336 mil quilos da fruta foram produzidos nos municípios do Rio. Com o aumento da cultura veio o incentivo à produção de vinho em todo do Estado. “Foram dois anos para conseguirmos o registro e ser oficializada como a primeira vinícola do Rio. É algo novo, as técnicas usadas são diferentes. É preciso estudar bastante, mas outras produções estão surgindo aqui na Serra do Rio”, comentou André Luiz.
A primeira safra da vinícola Inconfidência foi em 2013, na época a vinificação era feita em Minas Gerais. Desde 2017, toda a produção, da colheita, passando pela produção, envazamento e rotulagem é feita aqui. “Foi um processo que fomos alcançando aos poucos. O nosso primeiro vinho feito totalmente em solo fluminense é o Luiza, nome dado em homenagem à neta do proprietário da fazenda. O Rio está acostumado com cerveja e cachaça, agora temos um vinho próprio também”, ressaltou André Luiz.
Produção começou com apenas dois hectares e oito mil mudas
O sonho de produzir vinho de qualidade em solo fluminense começou pequenininho em novembro de 2010. A área de plantio da vinícola Inconfidência, a cinco quilômetros do centro de Secretário, na localidade de Sebollas, em Paraíba do Sul, era de apenas dois hectares. A colheita das oito mil mudas aconteceu três anos depois.
Nove anos após o primeiro plantio, a vinícola Inconfidência passou a plantar 20 mil mudas de cinco cultivos diferentes: merlot, syrah, cabernet sauvignon, cabernet franc e sauvignon blanc. “Continuamos com os planos de expansão, mas mantendo sempre a qualidade do vinho”, comentou o gerente da fazenda, André Luiz Gonçalves dos Santos, de 34 anos.
Vinícola aberta ao público e venda somente no local
A visitação à Vinícola Inconfidência, a cinco quilômetros do centro de Secretário, na localidade de Sebollas, em Paraíba do Sul, é aberta ao público. Os agendamentos devem ser feitos por telefone e acontecem aos sábados, domingos e feriados. As visitas acontecem entre 8h e 17h e tem um custo de R$ 30 a degustação e uma taxa de visitação de R$ 20.
Os visitantes fazem um tour pela área de plantio e depois vão até o local de degustação, onde além de conhecer a história da vinícola podem experimentar os tipos de vinhos. A venda das garrafas são feitas somente na vinícola e, em breve, o site será lançado, oferecendo mais um canal de venda.
Serviço:
Vinícola Inconfidência
Estrada do Tiradentes, número 4.828
Distrito de Sebollas – Paraíba do Sul
Agendamento pelos telefones: (24) 99215-9483 / 98828-6380
Leia também: Mais 11 lotes de cerveja Backer estão contaminados, informa ministério