• Petrópolis terá novo ponto de coleta seletiva em Araras

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/09/2019 20:45

    Petrópolis vai ganhar mais um ecoponto de coleta seletiva, o quarto da cidade. Dessa vez, os oito mil moradores de Araras e comunidades da região poderão trocar os materiais recicláveis por descontos na conta de luz. O ecoponto vai ficar na Estrada Bernardo Coutinho, nº 3.435, onde já ficam a quadra poliesportiva e a UBS do bairro, e será administrado em parceria pela Comdep e Enel Distribuição Rio. A inauguração está marcada para a próxima quinta-feira, durante o Festival de Limpeza de Araras. 

    O município já conta com outros três ecopontos: Mosela, Itaipava e Quitandinha. Juntos, eles somam 1.693 cadastrados que obtém redução nas contas de luz a cada entrega de materiais. Só este ano, foram levadas quase 81 toneladas de recicláveis para os três pontos até o fim de agosto. 

    O espaço onde funcionará o ecoponto – que pertence à prefeitura – está sendo preparado pela Comdep. Será feita adequação de uma área atrás do prédio, onde será feita a armazenagem dos materiais entregues pela população; limpeza e pintura da sala de atendimento; revisão da parte elétrica; e instalação dos equipamentos que serão usados para pesagem dos recicláveis e cálculo do desconto. 

    Leia também: Com pouco apoio, coleta seletiva em Petrópolis enfrenta desafios

    Leia também: O desafio de produzir cada vez menos lixo

    Para participar, basta o morador levar uma conta de luz na primeira vez que for ao ecoponto – através do número do cliente, será feito o cadastro e entregue o cartão onde será registrado todos os descontos. A partir da segunda vez que o morador for ao ecoponto, é só levar o cartão junto. Todos os descontos registrados virão já na conta de luz seguinte. 

    É possível obter os descontos levando materiais como papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas PET); latas de cerveja e refrigerante. “Ao levar o material, basta ter dois cuidados: os materiais devem ser separados para que o cálculo possa ser feito; e devem estar limpos, porque senão não é possível reutilizar. Também é importante destacar que outros materiais podem ser levados, mas não geram descontos na conta de luz, como vidro, óleo de cozinha e lâmpadas não-fluorescentes”, explica o diretor técnico-industrial da Comdep, Carlos Alberto Salgueiro. Os materiais que não geram descontos são recebidos pela Comdep no ecoponto como doação. 

    Leia também: Doze anos após embargo, transbordo do lixo na BR-040 passa por adequações

     

    Últimas