• Obras no antigo Hospital Casa Providência ainda devem demorar dois meses

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/05/2019 10:45

    As obras no antigo Hospital Casa Providência, que vai reabrir como Hospital Nossa Senhora Aparecida, devem demorar ainda dois meses para ficarem prontas. A expectativa era que a unidade reabrisse este mês, mas a previsão é que isso acontece no fim de julho. O local vai contar com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 87 leitos clínicos – sendo 37 para planos de saúde e 50 destinadas para o Sistema Único de Saúde (SUS).

    “A área destinada aos leitos clínicos para pacientes dos planos de saúde já está concluída. Estamos agora finalizando os leitos do SUS”, disse o administrador Alexandre Pessurno. “Tivemos que reajustar o cronograma quando chegamos na UTI. O projeto teve que ser modificado, por isso levará mais tempo do que pensávamos para reabrir o hospital”, explicou.

    A reabertura da unidade é uma iniciativa de um grupo de médicos que estão investindo R$ 5 milhões no projeto. A previsão é gerar cerca de 130 empregos – entre médicos, enfermeiros, técnicos, pessoal de apoio e administrativo. Paralelo às obras, o grupo também está iniciando o processo de credenciamento dos leitos para que possam ser usados pelos pacientes do Sistema Único de Saúde e também elaborando o projeto exigido pelo Corpo de Bombeiros para a concessão de alvarás.

    Além dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva e clínica médica, o novo hospital vai oferecer também exames de imagem e em uma segunda etapa, o serviço de emergência. "Queremos usar 100% da capacidade do prédio. Neste primeiro momento, vamos inaugurar os leitos de UTI e clínicos, mas em breve estaremos em pleno funcionamento", frisou Alexandre. No início do ano, uma seleção levou mais de oito mil pessoas a buscarem por um emprego no hospital. Segundo Alexandre, os responsáveis de cada área estão em fase final de entrevistas.

    O prédio do Hospital Casa da Providência foi usado pela Unimed por quatro anos. Em 2014, a cooperativa arrendou o imóvel e instalou no local um atendimento de oncologia e tratamento infusional. Em janeiro do ano passado, a Unimed entregou o prédio e transferiu os pacientes para sua unidade, própria, no Bingen.

    Casa Providência fechou as portas depois de 50 anos

    Depois de 50 anos de atividades, o Hospital Casa Providência fechou as portas no dia 31 de dezembro de 2012. A unidade filantrópica vinha se desentendendo com a Secretaria de Saúde em relação a verbas. Na época, a direção da unidade alegou que somente uma suplementação impediria o encerramento permanente dos serviços.

    Além de 26 leitos de maternidade, o hospital oferecia atendimento de emergência, leitos de UTI e clínica médica. Cerca de 300 pessoas trabalhavam na unidade, que ofertava aproximadamente seis mil atendimentos por mês.

    Últimas