• Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, fala sobre o Festival Sesc de Inverno, no ‘Tribuna Cast’

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/jul 16:13
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Bianca Vieira/Tribuna de Petrópolis

    Nessa quarta-feira (02), o Tribuna Cast, comandado pelo locutor Claudio Florio, recebeu o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini.

    Em pauta, a 23ª edição do Festival Sesc de Inverno, que acontece neste ano entre 11 e 27 de julho. Serão cerca de 700 horas de programação artística em 25 localidades do estado do Rio de Janeiro, com mais de 200 atividades em diversas linguagens e aproximadamente mil artistas envolvidos. A maior parte da programação é gratuita, e as atrações pagas terão preços populares.

    Segundo Fiorini, Petrópolis foi a primeira cidade a receber o evento. “O Festival Sesc de Inverno começou em Petrópolis e depois foi se expandindo para outros municípios, como Teresópolis e Friburgo. Inclusive, a abertura tradicional do evento, acontece sempre em Petrópolis, no nosso Sesc Quitandinha, que hoje é um equipamento importantíssimo para o município.”

    O Festival é um importante meio para impulsionar a economia da cidade, pois gera receita, impulsiona o turismo e valoriza a cultura local. 

    “O Festival Sesc de Inverno é um evento que movimenta a economia local, impulsionando o turismo e gerando oportunidades de recursos. Isso se reflete em setores como hotelaria e gastronomia, que são diretamente beneficiados pela presença de visitantes. Além disso, o festival também é uma oportunidade para os munícipes, pois demanda uma grande quantidade de mão de obra para sua realização. Isso inclui desde profissionais da área de eventos até serviços gerais, mostrando a importância da iniciativa para a geração de emprego e renda na cidade.”

    Em Petrópolis, o cantor Fábio Jr. inicia a programação com um show no dia 11 de julho, às 21h, no Centro Cultural Sesc Quitandinha. No local também se apresentam Wagner Tiso e O Clube da Esquina, no dia 15 de julho, às 20h; a Banda Contemporânea de Pífano, no dia 17, às 14h; a Fanfarrada, no dia 19, às 15h; e a Samba Maria Samba José, no dia 22, às 20h. A escola de samba Império de Petrópolis se apresenta no dia 18 de julho, na rua Teresa, às 11h, e no mesmo dia, na rua 16 de março, às 15h.

    No parque de Itaipava, nomes como DJ Yule, Frejat, Fresno e Jota Quest se apresentam no dia 26 de julho, a partir das 16h. No dia 27, último dia do festival, terá Mayara Ferreira e Marina Sena, também a partir das 16h. A entrada nos shows do parque de Itaipava é mediante a 1kg de alimento não perecível para o programa Sesc Mesa Brasil. 

    Doações para o Sesc Mesa Brasil RJ

    O Sesc Mesa Brasil RJ é um programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos, que reverterá as doações a instituições socioassistenciais dos municípios onde a coleta for realizada. 

    Marcelo Fiorini, que também é embaixador do Sesc Mesa Brasil, falou sobre a importância da ação para a sociedade. “O Sesc Mesa é um programa incrível que arrecada alimentos e os distribui para entidades cadastradas que realmente precisam. É um trabalho muito importante feito pelo Sesc em todo o Brasil, e aqui no estado do Rio, temos uma atuação relevante. Recentemente, inauguramos cerca de 100 pontos de distribuição, com uma grande capacidade de absorção.”

    O programa combate a fome e o desperdício, a partir de doações de parceiros e também contribui para a garantia da segurança alimentar e nutricional de crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade em todo o Brasil.

    “Há uma grande procura por parte das entidades que atendem idosos, crianças e outras pessoas vulneráveis, e também das empresas que querem doar. É um programa que realmente faz a diferença na vida das pessoas”, diz Fiorini. 

    Quem é Marcelo Fiorini 

    Marcelo Fiorini é um petropolitano de destaque que tem contribuído para o desenvolvimento econômico e social da cidade. 

    Como empresário atuante no comércio, ele já ocupou importantes cargos, incluindo o de secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. 

    Atualmente, Marcelo é presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e diretor da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio).

    O Tribuna Cast é veiculado toda quarta-feira, a partir das 9h30, na Rádio Tribuna FM. Ouça em 88.5, pelo site tribuna.fm.br ou pelo app da Rádio Tribuna FM.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas