• Número de crimes ambientais denunciados ao Linha Verde cresce 113%

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/01/2020 16:40

    O número de denúncias de crimes ambientais no município aumentou cerca de 113% no último ano, comparado ao ano de 2018. Dados do Linha Verde, programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, exclusivo para recebimento de informações sobre crimes ambientais, recebeu, em 2019, 446 denúncias no município de Petrópolis. Em 2018 foram 209 denúncias. O ilícito que mais foi denunciado ao órgão foi o crime de desmatamento florestal, com 81 denúncias. As localidades onde mais foram registradas denúncias foram Posse (44), Itaipava (34) e Bingen (23).

    As principais denúncias registradas e as que também apresentaram um aumento comparado ao ano de 2018 foram: extração irregular de árvores, com 59 denúncias; extração irregular do solo, com 16; guarda/comércio de animais silvestres, com 55; maus tratos contra animais, com 55; poluição das águas, com 21; poluição do ar, com 25; e queimadas, com 20 denúncias. O mês em que mais ocorreram denúncias foi janeiro, com 64 denúncias.

    Leia também: Túnel extravasor é motivo de preocupação no Quissamã

    As informações repassadas pela população podem ser feitas de forma anônima, e o Linha Verde encaminha para os órgãos responsáveis para verificação. Por meio deste canal também podem ser feitas denúncias sobre fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, extração mineral, pesca irregular, desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo, aterramento de rios e lagoas e lixo acumulado.

    Em todo estado do Rio, foram 12.258 denúncias de crimes cometidos contra o Meio Ambiente. O município do Rio de Janeiro foi a que mais denúncias fez, com 8.209. No ranking dos municípios que mais fizeram denúncias, Petrópolis fica na 6º posição, atrás dos municípios do Rio,  São Gonçalo (916), Duque de Caxias (826), Nova Iguaçu (778) e Niterói (687).

    As denúncias também podem ser feitas por meio do aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde a população pode denunciar os crimes ambientais enviando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato. Por essa ferramenta, foram cadastradas 215 denúncias em Petrópolis. O Linha Verde solicita a população que continue denunciando ilícitos ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253 1177 (capital), através de seu aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, onde usuários com sistema operacional Android ou IOS, também com a garantia do anonimato ou então pela fanpage do Linha Verde no facebook (facebook.com/linhaverdedd). 

    Últimas