• Vamos recordar a última edição da Copa Tribuninha? Foi em 2020, poucos meses antes do início da pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/05/2023 10:33
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    Você lembra quando foi a última edição da Copa Tribuninha? Pois bem, em fevereiro de 2020, no estádio do Cascatinha (o mesmo palco para este ano), o evento se desenvolveu com o slogan “Uma Copa Tribuninha para todos”. E foi assim descrito com muita emoção e, claro, futebol, que o evento se encerrou com mais de 400 crianças, divididas entre as categorias sub-9 e sub-12 e que fazem parte das escolinhas de futebol da cidade.

    Os dois sábados, na ocasião, movimentaram as manhãs no tranquilo bairro de Cascatinha, e muito provavelmente não sairá da mente da juventude apaixonada pelo futebol. Tudo isso aconteceu praticamente quando faltava um mês para o início da quarentena de uma doença infecto contagiosa que vitimou centenas de petropolitanos. Enfim, vamos recordar a parte boa daquela Copa Tribuninha.

    Na época, a Tribuna ouviu alguns dos representantes das escolinhas participantes e a opinião deles foi unânime: a Copa Tribuninha foi um sucesso. Eles enfatizaram a organização, a mídia proporcionada pelo Grupo Tribuna e a interação das crianças com a disputa. O estímulo à prática esportiva, em um ambiente saudável num contexto de “não competição” – foi estimulada a participação em detrimento de títulos – também foi ponto a ser destacado.

    Para o coordenador da escolinha da Comunidade do Alemão, Tide, a edição daquele ano foi “maravilhosa” e as crianças ficaram muito felizes com a participação. No entanto, ele notou que o evento teve seu nível mais alto. Palavras do Tide: “o nível das escolinhas vem crescendo muito nos últimos anos”, comentou, acrescentando ainda que os pais ficaram satisfeitos com a promoção da já tradicional disputa que envolveu crianças de várias partes do município.

    Com a presença inédita, a escolinha do Boca Juniors foi uma das atrações da temporada. Segundo o representante Thiago Torres, o formato da Copa Tribuninha agradou muito, por ser simples e objetivo para todos que, de alguma forma, se envolveram naquela edição. Além disso, de acordo com Thiago, os garotos que treinam no Bingen fizeram um ótimo papel e foi possível colocar em prática a metodologia de trabalho que eles aprendem no centro de treinamento, no Lajes Aurora.

    Leonardo Kronemberger, o Léo, foi outro que derramou elogios a organização e a interação entre as crianças de diferentes escolinhas. Na sua opinião, a Copa Tribuninha foi um sucesso, tanto na parte da organização, como na alegria da garotada em campo.

    Quem também gostou bastante foi Johnny Max, responsável pela Escola Max, um dos destaques da Copa Tribuninha. Acostumada à disputa – participa desde a primeira edição, em 2015 -, levou ao Cascatinha dezenas de crianças, com destaque para três meninas, que jogaram entre os garotos com uma técnica refinada. Levou, no primeiro sábado da Copa, o meia-atacante Luís Henrique, hoje no Bétis, e que distribuiu autógrafos no dia da competição sub-9.

    O diretor-técnico daquela edição, Hingo Hammes, afirmou na ocasião que foi muito bem-sucedida e diz que o formato de 16 equipes por categoria funcionou bem, proporcionando mais jogos para os meninos do sub-9 e sub-12. “Todos jogaram bastante e foi uma descontração geral”, disse Hammes.

    “A presença das comunidades foi muito boa e deu um toque todo especial”, emendou.

    Copa Tribuninha define parceiros para a edição 2023, que será mês que vem

    Os primeiros parceiros que já fazem parte do time na organização e patrocínio da edição 2023 da Copa Tribuninha foram anunciados nesta semana. A Águas do Imperador (ouro), Braziline, Pirulito e Bico da Bota (prata) – todos com enorme relevância na vida de Petrópolis – vão estampar seus nomes no evento que vai acontecer em junho, no estádio do Cascatinha, nas categorias sub-9 e sub-11.

    GEDSC DIGITAL CAMERA

    Goleiro petropolitano do Botafogo ajuda equipe na Taça Rio sub-17

    Os destaques petropolitanos no futebol seguem fazendo sucesso nos grandes clubes brasileiros. Desta vez, o goleiro Joaquim Leal ganhou a titularidade na equipe de futebol sub-17 do Botafogo, cuja equipe está em terceiro lugar na Taça Rio. Suas atuações têm sido importantes para a boa classificação do alvinegro.

    O goleiro Joaquim Leal segue no Botafogo e vem tendo boas atuações pelo clube.
    Foto: Divulgação

    Inscrições para importante evento de mountain bike seguem abertas

    A inscrição para a etapa petropolitana do Circuito Grangiro de mountain bike segue aberta. A prova, que vai acontecer no Sítio São José, no dia 18 de junho, pode ser garantida pelos pilotos através do site ilgrangiro.com. O evento é considerado um dos mais importantes do estado do Rio na modalidade e os participantes vão percorrer o Vale do Cuiabá, consagrado cenário do esporte.

    Vera Cruz trabalha no fim de semana para pegar o Paraíba do Sul

    O Vera Cruz vai trabalhar neste fim de semana para pegar o Paraíba do Sul, nesta segunda-feira, às 15h, no estádio “Marrentão”, em Xerém. O time quer seguir no G4 do grupo A do Campeonato Estadual da Série C e espera um bom desempenho – como está tendo atualmente, quando ocupa a segunda colocação de sua chave na competição.

    Vera Cruz trabalha no fim de semana para pegar o Paraíba do Sul 2

    Em entrevista ao podcast “Momento do Esporte”, o técnico do Vera Cruz, Alex Arruda, explicou que a filosofia do clube em relação a formação dos times profissional e amador é priorizar os garotos de Petrópolis. E seguirá com este plano para uma eventual disputa pelo título deste ano, se dizendo muito confiante na capacidade de seus comandados em conseguir objetivos ambiciosos na disputa.

    Adversário do Serrano na Copa Rio, ArtSul encara o Petrópolis/Gonçalense pela Série A2

    O ArtSul entrou no radar do futebol petropolitano. Vice-campeão da Terceira Divisão de 2002, o time de Nova Iguaçu participou do sorteio dos confrontos da Copa Rio e pegará na estreia o Serrano. Eis que, dias depois do sorteio, não terá um adversário da Cidade Imperial pela A-2? Após um empate sem gols contra o Maricá, busca sua primeira vitória diante do Petrópolis/Gonçalense.

    América e Petrópolis/Gonçalense lideram a Série A-2 e querem a manutenção da posição

    Líderes da Série A-2 com três pontos, Petrópolis/Gonçalense e América têm compromissos difíceis, neste sábado, pela segunda rodada da Taça Santos Dumont: o primeiro encara o ArtSul, no Nivaldo Pereira, na esperança de manter-se com 100% no Campeonato Estadual da Série A-2, e os americanos encaram o Olaria, na famosa Rua Bariri. Ambas as partidas começam às 15h.  

    Cidade mineira já começa a viver o clima da etapa da Copa Internacional

    A região da Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), já começa a viver o clima da Copa Internacional de Mountain Bike. Em menos de 40 dias, as trilhas de mountain bike serão palco da segunda etapa do evento na temporada de 2023. As provas terão início no Mirante da CSul, na famosa Trilha Sauser, e estão marcadas para os dias 23, 24 e 25 de junho, período em que Nova Lima receberá entre os pilotos Avancini e Giugiu, ambos de Petrópolis.

    Últimas