• Testes rápidos do Covid-19 começam a ser usados nos pontos de apoio nesta segunda-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/04/2020 10:49

    Os 500 testes rápidos adquiridos pela prefeitura para agilizar a testagem dos pacientes com sintomas da Covid-19 estarão disponíveis nesta segunda-feira (13) nos postos centralizados da UPA Centro e Itaipava. Os testes serão realizados apenas nos pacientes que estejam com sintomas específicos da doença, e deve garantir mais agilidade no primeiro atendimento dos pacientes confirmados e monitoramento dos dados. Atualmente, segundo a prefeitura, os resultados dos testes demoram em média 15 dias.

    Ao todo foram adquiridos 4 mil testes, que devem chegar em lotes nas próximas semanas. O anúncio foi feito pelo prefeito Bernardo Rossi na última quinta-feira (9) durante coletiva de imprensa na sede da prefeitura.  A secretaria de saúde, Fabíola Heck, explicou que os testes são feitos por meio de coleta sanguínea e apresentam o resultado em 15 minutos.  A decisão pela realização ou não do teste partirá do diagnóstico médico fechado no local do primeiro atendimento.

    Segundo o médico infectologista José Henrique Castrioto, os testes vão contribuir na luta contra a doença. “Petrópolis ainda apresenta poucos casos, mas precisamos achatar ainda mais nossa curva para que não lotemos as unidades de saúde. Com mais agilidade no resultado dos exames, os médicos podem acelerar o início do tratamento, aliviando os sintomas e dando mais atenção a cada um dos pacientes”, disse.

    Leia também: Convênio com o Hospital SMH disponibiliza mais 20 leitos para casos de Covid-19

    Na última semana, a prefeitura firmou um convênio com o Laboratório de Corrêas para a realização de testes nos profissionais de saúde que apresentarem os sintomas. Antes do convênio, os testes dos profissionais eram feitos apenas no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), do estado do Rio.

    Leia também:

    Prefeito manterá restrições para funcionamento de escolas e comércio até dia 30

    Petropolitano diagnosticado com Covid-19 que emocionou equipe do SMH ao receber alta fala sobre a doença

    Últimas