Sete anos depois do início das obras, Prefeitura anuncia entrega de 300 apartamentos do Vicenzo Rivetti
O dia 1º de fevereiro será especial para 300 famílias petropolitanas: o sonho de receber as chaves da casa própria será concretizado com a entrega das primeiras unidades do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Os apartamentos que serão entregues são os do condomínio 3, onde sorteio já definiu onde cada família vai viver.
“É o maior conjunto habitacional popular já construído em Petrópolis e que vai dar a casa própria para pessoas que estão esperando desde a chuva de 1988 e também vítimas da tragédia de 2011. Fizemos todo trabalho necessário, trabalhamos muito durante todo tempo para que essa obra fosse retomada, avançasse e chegasse nesse momento tão aguardado, da entrega das chaves”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
Leia também: Túnel extravasor é motivo de preocupação no Quissamã
Leia também: Chuva traz rotina de tensão e prejuízos a comerciantes e moradores da Coronel Veiga
O conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti é destinado para pessoas que ficaram desabrigadas por causa de chuvas no município e que se enquadram na faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, com renda familiar de até R$ 1,8 mil por mês. São 18 blocos construídos em três condomínios – dois deles com 300 unidades e o último, com 176. Os apartamentos têm 49 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha/área de serviço e banheiro. O condomínio ainda vai contar com áreas de lazer infantil e salão de festas. Das 776 moradias, 3% serão destinadas para famílias que têm pessoas com deficiência.
Ele começou a ser construído em 2013, mas as obras foram paralisadas pela empresa anterior. Foi preciso substituir a responsável pela obra para que os trabalhos fossem concluídos.
O condomínio 3 está nos passos finais de acabamentos, com serviços como pintura, troca de vidros e limpeza dos blocos – este último trabalho foi assumido pelo município. Os apartamentos estão recebendo instalação de hidrômetros e padrões de luz e os trabalhos de Águas do Imperador e Enel estão sendo finalizados no local. O mesmo vai acontecer na sequência com os condomínios 1 e 2, que também terão sorteios realizados nas próximas semanas. A previsão de entrega das demais unidades é para o primeiro trimestre desde ano.
O município trabalha na infraestrutura de entorno, como o arruamento e construção da rede de esgoto; na implantação equipamentos comunitários – creche e UBS; e ainda com o trabalho na área social de capacitação profissional dos futuros moradores e orientação para gestão dos condomínios.
“São cerca de 3 mil pessoas que vão morar no Vicenzo Rivetti e a nossa preocupação é dar toda a infraestrutura necessária para que essa população consiga desenvolver sua vida. É por isso que estamos trabalhando para atender todos esses pontos”, explica o secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária, Ronaldo Medeiros.
Na sexta-feira (17.01) e no sábado (18.01), os futuros moradores poderão do condomínio 3 já poderão começar a verificar a questão das ligações de luz. A Enel Distribuição Rio estará na Casa dos Conselhos, entre 9h e 16h, e quem tiver débitos com a concessionária poderá regularizar as dívidas.