• Seis meses após reinauguração, Relógio das Flores apresenta defeito e ponteiros são removidos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/11/2021 18:22
    Por Luana Motta

    Nos últimos anos o Relógio das Flores tem passado mais tempo parado do que efetivamente funcionando. Seja por ação do tempo, falta de manutenção ou vandalismo, o monumento, que é um dos locais mais fotografados por visitantes em Petrópolis, vem perdendo suas características. Em maio, a peça foi reinaugurada após um trabalho de revitalização, mas durou pouco: o relógio agora está sem os ponteiros, que foram removidos para o conserto.

    Inaugurado em 1972, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil, o Relógio integra o Circuito Turístico do Centro Histórico. Localizado ao lado do Museu Casa de Santos Dumont, Museu de Porcelana e Museu de Cera, proporciona ao visitante uma visão ampla da Praça da Liberdade e Avenida Koeler, um verdadeiro tesouro para a cidade. Em 2022, completará 50 anos, no ano em que é celebrado o Bicentenário da Independência do Brasil. 

    O Relógio ficou por quase três anos sem manutenção. Nos últimos dois anos, foram registrados pelo menos três atos de vandalismo, plantas foram arrancadas e, em outro episódio, os ponteiros foram entortados. Até o ano passado, só existia uma câmera do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP)  na Praça da Liberdade – o equipamento alterna a gravação de imagens entre a praça e o Relógio das Flores e redondezas, por ter capacidade de giro de 360º, como informou a Prefeitura anteriormente. 

    Neste ano, a proposta da Prefeitura era instalar câmeras de segurança e fazer melhorias na conservação. O que não aconteceu. Somente com a ajuda da iniciativa privada foi possível fazer a restauração, em maio deste ano. Na inauguração foi realizada uma cerimônia, onde a Prefeitura disse que toda a parte elétrica, hidráulica e mecânica foi recuperada e modernizada. Mas passados apenas seis meses, a peça está novamente sendo consertada. 

    A Turispetro disse à Tribuna que o equipamento passa por manutenção periodicamente. E que a equipe responsável verificou que o relógio estava com pequeno atraso, provocado pelo desgaste de uma peça na engrenagem. A peça foi retirada para reparo. Segundo a Turispreto, os ponteiros serão recolocados com a conclusão do serviço. 

    Últimas