• Com atraso de quase dois meses, Relógio das Flores é reinaugurado após revitalização

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/05/2021 11:34
    Por Janaina do Carmo

    Com um atraso de quase dois meses, o Relógio das Flores foi reinaugurado na manhã desta sexta-feira (7), após passar por uma revitalização. A promessa da Prefeitura era entregar o equipamento no aniversário da cidade, dia 16 de março, mas o serviço de restauração só foi concluído agora. O relógio é um dos principais cartões postais da cidade e estava há pelos menos três anos sem manutenção e sendo alvo constante de vandalismo.

    A restauração foi possível graças à parceria entre a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a Prefeitura e empresários locais que se uniram para realizar o projeto. A solenidade da entrega do Relógio das Flores revitalizado teve o hasteamento da bandeira nacional e homenagens à UCP, ao falecido jornalista Sylvio de Carvalho, idealizador e que participou da construção do relógio durante sua gestão como secretário de Turismo, ele foi representado pelo filho, o fotógrafo André de Carvalho; e a todos os envolvidos no projeto.

    O equipamento teve os ponteiros do maquinário substituídos e a restauração da parte mecânica e do sistema elétrico, possibilitando o seu funcionamento. Os jardins receberam quase duas mil mudas de flores de diversas espécies, como beijo pintado, salvia vermelha e amor do Pará. Também foi feita uma nova sinalização do local, delimitando as vagas de estacionamento e liberando a área central em frente ao relógio, permitindo o acesso e registros dos turistas no atrativo.

    Para coibir os atos de vandalismo, a segurança e manutenção do local também ganharam reforço com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). “Para a UCP, é uma felicidade muito grande estar e participar diretamente deste momento e deste projeto que revitaliza e garante a conservação de um dos pontos turísticos mais visitados da nossa cidade. Não apenas por sua importância histórica, mas também por sua ligação direta com a Universidade, por estar localizado em um dos nossos campus, que assim como o outro, também em um prédio histórico, compõem esse cenário tão rico e encantador de Petrópolis. Reconhecemos a importância deste trabalho de recuperação do Relógio das Flores e da sua conservação, que é um presente para toda a cidade, e vamos contribuir da melhor forma possível”, disse o vice-reitor da Universidade, maestro Marcelo Vizani.

    O prefeito interino Hingo Hammes, que participou da solenidade também ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada. “Essa parceria é uma prova de que é possível caminharmos juntos com a iniciativa privada, com a UCP participando ativamente dessa contribuição para o município, que é um marco histórico para Petrópolis. Mesmo com toda dificuldade, o município precisa participar mais disso, estar mais ativo neste sentido. E por isso conseguimos a contribuição de todos para que pudéssemos entregar o relógio moderno, atualizado e que possamos mantê-lo funcionando por muito mais tempo”, disse o prefeito interino, Hingo Hammes.

    O Relógio das Flores, que fica localizado em frente ao campus da UCP na Avenida Barão do Amazonas, entre a Praça da Liberdade e a Casa de Santos Dumont, no Centro Histórico, comemora 50 anos no ano que vem. Ele foi inaugurado em 1972 em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil.

    Últimas