• Secretário de Defesa Civil pede a população que fique alerta a possíveis sinais de instabilidade no solo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/12/2020 14:31

    O secretário de Defesa Civil (DC), tenente-coronel Gil Kempers, fez um alerta a população para possíveis sinais de instabilidade no solo. Segundo ele, com um acumulado de 200,4mm em 24 horas, o risco de deslizamentos é alto. Entre a tarde de sábado (2) e a manhã deste domingo (3), a Defesa Civil registrou 14 ocorrências em diversos pontos da cidade, entre quedas de barreiras, de muro e de árvores.

    “Não podemos dizer que é uma chuva atípica de verão em nossa região, pois temos séries históricas maiores neste período, mas podemos informar que já estamos com níveis bem elevados de chuva, que podem sim causar novos escorregamentos”, disse o tenente-coronel. “Vários fatores contribuem para escorregamentos generalizados como a aclividade do solo, a quantidade de argila, a ocupação e construções irregulares. Todos esses fatores contribuem para que deslizamentos ocorram, tendo em vista um grande volume de chuvas”, completou.

    O tenente-coronel explicou que vários fatores indicam possíveis instabilidades no solo, como postes tombados, muros que cederam de um dia para outro, rachaduras nas casas que não tinham no dia anterior. “Todos esses sinais indicam que o solo está trabalhando e que pode ocorrer um deslizamento”, alertou o secretário de Defesa Civil.

    Em caso de emergência ou solicitações de vistoria o telefone para contato é o 199 da Defesa Civil. A população também pode acionar o 193 para contatar o Corpo de Bombeiros.

    O secretário de Defesa Civil também alerta os moradores que vivem em áreas de risco e solicita que eles procurem local seguro em caso de chuvas fortes.

    Últimas