• Saúde cobra mais doses do Estado para tentar agilizar vacinação em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/06/2021 19:28
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    A Secretaria de Saúde está cobrando do Governo do Estado um reajuste na quantidade de doses da vacina contra a covid-19 enviadas ao município. Desde o início da vacinação, o Governo do Estado tem enviado a quantidade de doses diferente da estimativa populacional de cada grupo. Agora, na tentativa de agilizar o ritmo da campanha no município, a Secretaria oficiou o estado para que as doses sejam enviadas de acordo com as estimativas populacionais, por grupos a serem vacinados.

    Desde o início do envio das doses das vacinas em janeiro, não há uma quantidade exata enviada semanalmente pela Secretaria de Estado de Saúde. A distribuição das doses entre os municípios pelo Estado depende da quantidade enviada pelo Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde, foi verificado que neste momento, o número de doses necessárias para vacinar grupos previstos no Plano Nacional de Imunização é maior do que o que tem sido liberado para o município.

    Nos grupos que foram vacinados anteriormente, a quantidade de doses enviadas era superior aos grupos. Na prática, o público de alguns grupos vacinados vem sendo maior do que o número estimado pelo Ministério da Saúde, que é utilizado como parâmetro pelo Estado para o envio de vacinas. Exemplo disso é o grupo de profissionais de Saúde – grupo que teve até o momento 16.230 pessoas vacinadas e que, de acordo com o Ministério da Saúde, tinha público estimado em 13.082. O déficit na estimativa do Ministério é verificado também em outros grupos, como idosos institucionalizados e pacientes crônicos institucionalizados.

    No início de junho, a Tribuna mostrou que o município estava com o ritmo da vacinação abaixo de municípios do entorno, que vem avançando para a população em geral. Isso se dava pelo baixo envio de doses, por parte do Estado e do Ministério da Saúde. E também pela divergência de dados entre as três esferas. Fato que também ocorre em relação a estimativa de grupos a serem vacinados.

    A reivindicação de ajuste no percentual de doses da vacina foi apresentada pelo secretário de Saúde do Município, Aloisio Barbosa da Silva Filho, em reunião por videoconferência com o superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Mário Sérgio Ribeiro, com a participação da procuradora da República Vanessa Seguezzi e da procuradora de Justiça, Vanessa Katz.

    “Apresentamos esta demanda junto ao representante do Estado durante a reunião. De pronto, o Mário Sérgio sinalizou que já está fazendo uma readequação. A divisão de Imunização está fazendo o levantamento dos grupos vacinados e percentual em relação o público estimado pelo Ministério e iremos formalizar o pedido por meio de um ofício, que será encaminhado ainda hoje”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, destacando que o ajuste nos percentuais irá contribuir para o avanço na vacinação.

    Atualmente Petrópolis tem 109.320 pessoas que receberam a primeira dose da vacina – 40.560 delas já concluíram o esquema de imunização com a segunda dose. Neste momento o município está vacinando pessoas com mais de 55 anos sem comorbidades e depende do envio de novos lotes destinados à primeira aplicação para ampliar a vacinação para outras faixas etárias.

    Últimas