• Rádio Tribuna FM estreia novo programa: Histórias do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, com José Augusto Wanderley

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Nesta quinta-feira (1º), às 7h, sintonize na 88.5

    Por Aghata Paredes

    Nesta quinta-feira (1º), às 7h, estreia Histórias do Pequeno Príncipe, o mais novo programa da Rádio Tribuna FM, 88.5. Narrado por José Augusto Wanderley, voz marcante e imbuída de paixão pelas riquíssimas histórias da aviação, o encontro vai permitir que os ouvintes conheçam e também reconheçam os profundos significados que permeiam essa narrativa atemporal – considerada um dos grandes feitos da literatura francesa e mundial. 

    Foto: Acervo Pessoal

    “Minha expectativa com esse programa, com muita honra, é mostrar um pouco da obra de Saint-Exupéry, além de seus significados. Todas as obras dele falam sobre a história da aviação, o lado humano da civilização, as amizades dos pilotos daquela época. A cada semana, os ouvintes descobrirão uma curiosidade. Espero que eles tenham a percepção da importância de termos aqui, em Petrópolis, talvez no Brasil, a única propriedade que algum piloto francês tenha frequentado. Nesse caso, Saint-Exupéry.”, relata o petropolitano e também guardião da Casa do Pequeno Príncipe, localizada em Itaipava. 

    Foto: Acervo Pessoal

    Questionado sobre como foi o processo de transformar a casa em um memorial dedicado ao Pequeno Príncipe e também aos aviadores franceses na região, José Augusto volta ao passado para explicar o momento presente. “A casa se transformou numa casa histórica para mim a partir do momento que Saint Exupéry, autor do livro de maior tiragem depois da Bíblia e do Alcorão, passou a ser o livro mais lido no mundo inteiro. A propriedade pertenceu a um piloto no tempo épico da aviação. O proprietário, naquela época, trazia pra cá Exupéry e tantos outros amigos, templários do ar nas folgas…subiam de locomotiva Leopoldina naquela época e passavam duas ou, às vezes, três noites em Itaipava – naquele tempo era mais do que rural a região, uma grande fazenda.”

    Atualmente, o guardião da Casa coleciona cerca de 40 edições do clássico mundial. Nessa grande biblioteca, dedicada especialmente à aviação e ao piloto francês, constam até edições em chinês, muçulmano e braille. Esta última, segundo José Augusto, é a que mais o encanta. 

    Foto: Acervo Pessoal

    No passado, Alceu de Amoroso Lima foi uma das personalidades que visitou o espaço, que também contou com a presença de cônsules, embaixadores e outras celebridades. No presente, a propriedade recebe ex-pilotos de companhias internacionais e da própria Air France, antiga Aeropostale. Porém, não são os adultos ou as personalidades conhecidas as grandes estrelas, mas as crianças. Sobre isso, José Augusto conta que é o olhar significativo delas, ao ouvirem sobre as histórias, que atribuem sentido ao seu trabalho. “Dizem que os meus olhos brilham e brilham mesmo é de ver elas [as crianças] felizes ao saírem daqui.”

    Foto: Acervo Pessoal

    Segundo José Augusto, o que enxerga de mais bonito em seu trabalho é ensinar às crianças, através das histórias de Exupery ou Le Petit Prince, em francês, o lado humano e o valor da amizade, apesar de todas as dificuldades. 

    Foto: Acervo Pessoal

    Acompanhe todas as histórias narradas por José Augusto Wanderley às quintas-feiras, a partir das 7h, na 88.5: Rádio Tribuna FM.

    Últimas